Viva Rio inicia implantação de Núcleos de Proteção à Comunidade para lidar com desastres climáticos

Mais de 40 pessoas participaram do treinamento que deu início ao projeto Núcleos de Proteção à Comunidade 

 

O Viva Rio, através da área de Segurança Humana em parceria com a Articulação Social, a Saúde e a Saúde Mental, começou um novo projeto para preparar a população para lidar com situações de desastres ambientais, como chuvas, enchentes e deslizamentos. A ação prevê a implantação de Núcleos de Proteção à Comunidade (NPC) voltados para a prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos. 

O início do projeto aconteceu no último sábado (31), na Quadra da Portela, em Madureira, com o treinamento “Como se comportar frente a situações de desastre ou múltiplas vítimas”. Foram mais de 40 pessoas capacitadas, entre agentes comunitários de saúde e profissionais de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que atuam em unidades da região dos bairros de Madureira, Oswaldo Cruz, Campinhos e adjacências, além de lideranças comunitárias, membros da Portela. 

O objetivo dos Núcleos de Proteção à Comunidade é promover a resiliência comunitária contra riscos e desastres em comunidades vulneráveis no município do Rio de Janeiro como parte da estratégia de atenção à saúde. As áreas e comunidades definidas para a primeira fase de implantação são Portela, Acari, Alemão, Jardim Maravilha e Tijuca. 

Pedro Braum, coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, explica como funciona o projeto. “Os Núcleos de Proteção à Comunidade são formados por voluntários locais e profissionais de saúde que passam por programas de capacitação e treinamento em gestão de riscos e desastres, entre outros temas relacionados. Também estão previstas outras atividades, como simulações e mobilização de rede de voluntários”, comenta. 

Nesta primeira capacitação, os principais tópicos abordados foram: conceitos básicos sobre desastres, segurança pessoal, manejo do desastre e atendimento a múltiplas vítimas, evacuação, extricação e transporte, princípios de primeiros socorros, suporte básico de vida e controle de hemorragias, conduzidos pelo médico Hélio Machado, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 

Hellen Mary, diretora do departamento de cidadania da Portela, foi parceira na realização do treinamento e reforçou a relevância de preparar a comunidade para situações adversas. “Em janeiro, o entorno da Portela foi muito afetado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Alguns membros da comunidade perderam tudo e nós não sabíamos o que fazer. Esse curso é extremamente importante para a nossa comunidade, para prepará-los, capacitá-los para lidar com os desastres climáticos. A instituição entende que tem uma responsabilidade social no território, então ficamos lisonjeados com o convite de sediar o treinamento”, relata. 

Confira abaixo mais fotos do treinamento. 

Texto: Raquel de Paula

Fotos: Lucas Faro

Postado em Notícias.