17/10/2016
A chegada de um bebê é sempre motivo de muita alegria para uma família e a celebração também pode começar no quarto da maternidade. Foi o que aconteceu na última sexta-feira (14), quando as mães internadas na Maternidade Mariana Crioula, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, comemoraram o primeiro Dia das Crianças ao lado de seus bebês. O evento foi organizado pelo Voluntariado do Viva Rio, em parceria com os profissionais de saúde da unidade.
Foram distribuídos presentes até mesmo para os bebês que ainda não haviam nascido, como roupas, enxovais, fraldas descartáveis, toalhas e sapatos bordados à mão. “Não há preço que pague ver o sorriso no rosto de uma mãe”, disse a assistente Renata Gouveia, do Voluntariado.
Desde que o Viva Rio assumiu a gestão do Hospital Ronaldo Gazolla, em dezembro de 2015, muitas ações já foram realizadas na busca por novas diretrizes de segurança e acolhimento humanizado. “É uma honra entregar a essas mães uma lembrança no primeiro dia de vida de seus bebês. Reforça nosso compromisso com a qualidade do atendimento e a promoção da saúde com amor”, pontuou Antonio Braga, coordenador da Maternidade Mariana Crioula.
Para a mamãe Neli Rodrigues, 31, que aguarda a chegada de seu oitavo filho, o presente chegou na hora exata e o atendimento tem sido excelente durante os dois meses em que está internada. “Estou muito feliz! Este foi o primeiro presente do Davi. É muito bom saber que as pessoas se importam com a gente”, festejou.
O cuidado com as mães vai além da sala de parto. O Espaço Terapêutico da Maternidade Mariana Crioula oferece ainda um momento de lazer na recuperação do pós-parto, onde as mamães podem fazer as unhas, receber orientações sobre o aleitamento materno e massagens, enquanto seus bebês ficam aos cuidados de uma equipe de profissionais de saúde.
Entre estes cuidados está o banho de ofurô e a Shantala, um tipo de massagem que tranquiliza o bebê e alivia as dores da cólica. “Buscamos criar um vínculo entre mãe e filho. Falamos também sobre a importância do aleitamento materno e de como melhorar a qualidade de vida dos nenéns”, garante a técnica de enfermagem, Sthefanie Ferreira.
Bazar temático também comemora a data
Helena, 3 anos, Luísa, 3 e Emily, 8, passaram um sábado diferente. Moradoras da Glória, na zona Sul da cidade, elas se esbaldaram no pula-pula e na escalada inflável instalados no bazar pelo Dia das Crianças, montado neste sábado (15) pelo Viva Rio, nos Jardins Escadaria da Glória.
O estatístico Gustavo Costa, 39 anos, pai de Luísa, comemorou a atração: “É muito bom encontrar esse tipo de brincadeiras perto de casa!”. Já a ‘escalada’ de Emily deixou suas pernas trêmulas, mas ela adorou a experiência.
Os pequenos foram o tema do bazar realizado pelo Voluntariado da instituição, com barraquinhas que vendiam desde petiscos a roupas usadas. Houve distribuição gratuita de brinquedos, algodão doce e pipoca, além da apresentação da índia Hannah Cacy Pogtiguar, da tribo Cachoeira dos Índios, em Baía da Traição, na Paraíba.
O evento também disponibilizou massagens e confecção de tranças artísticas, por Antonia Julia Feliz, 65 anos. Ela chamava a atenção com seu batom verde, que combinava com o brinco, e se proclamava precursora das tranças no Rio e em Salvador, onde chegou nos anos 70. “Aprendi com os hippies de lá”, brincou Antonia, que não tem paciência de se fixar em salões e trabalha de forma itinerante.
Segundo a coordenadora do Voluntariado, Cibele Dias, os recursos obtidos com o bazar serão revertidos para a campanha SOS Haiti.
(Texto: Celina Côrtes e Vivian Guimarães| Fotos: Tamiris Barcellos)