Viva Rio elege nova diretoria executiva e membros do Conselho de Administração 

Renovação e pluralidade para a área administrativa da instituição; Pedro Strozenberg assume diretoria executiva no lugar de Rubem César

A eleição da nova diretoria e Conselho de Administração foi realizada em Assembleia na última semana

 

O Viva Rio elegeu nova diretoria executiva e Conselho de Administração em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última sexta-feira (31/01). Pedro Strozenberg é o novo diretor-executivo, assumindo o lugar que Rubem César Fernandes, fundador da instituição, ocupou por 31 anos. A vice-diretoria ficará com a advogada Fernanda Carvalho. 

Também foram nomeados cinco novos membros para o Conselho de Administração do Viva Rio, que preza um olhar de médio e longo prazo e tem a missão estratégica de definir os grandes temas a serem abordados pela instituição e os caminhos futuros. O Conselho de Administração é composto por personalidades que atuam fora da instituição, mas que são parte da história do Viva Rio, com conhecimento de suas áreas de intervenção. 

O Conselho de Administração faz parte da Assembleia Geral do Viva Rio, juntamente com o Conselho Fiscal e a diretoria executiva. 

As mudanças foram realizadas para garantir uma composição mais plural, sintonizada com os novos objetivos da instituição. Ao todo, o Conselho de Administração é formado por nove pessoas: cinco eleitas na Assembleia, três indicadas pelos membros eleitos e um colaborador. 

Eduardo Alves, nomeado presidente do Conselho de Administração, fala da importância do Viva Rio para a sociedade e da alegria em contribuir com o avanço da instituição. “O Viva Rio enquanto organização da sociedade civil consegue fazer um triângulo: dialogar com organizações da sociedade civil, econômica e política, para trabalhar diariamente em defesa da humanidade. Organizações sociais como essa são poucas. Só posso agradecer o convite de estar aqui e reforçar no que for possível essa correlação de força para a dignidade humana ser cada vez maior”, comentou. 

Membros da Assembleia Geral e colaboradores do Viva Rio

 

Conheça os cinco novos integrantes do Conselho de Administração do Viva Rio:

Eduardo Alves, 56 anos, é natural da cidade do Rio de Janeiro. Se define como intelectual orgânico da periferia.

 

Leandro Cunha da Silva, 49 anos, cabofriense, é administrador e mestre em Economia e Gestão Empresarial. Atua na área acadêmica e na indústria do petróleo. Já foi professor de Economia e Finanças. 

 

Antonio Félix Tavares, 70 anos, tem atuação nas áreas sindical e comunitária. É presidente da ONG Centro de Apoio ao Movimento Popular da Zona Oeste. Também é membro do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e já foi diretor de sindicato patronal. 

 

Juliana Tibau é formada em Psicologia pela PUC-Rio e possui MBAs em Gestão de Projetos para Organizações Sociais pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão no Desenvolvimento de Líderes pela Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira em projetos sociais no Viva Rio, adquirindo experiência em gestão de programas e desenvolvimento comunitário. Ingressou na Luta pela Paz em 2007 e atualmente é diretora-executiva da organização no Brasil. 

 

José Luiz, 61 anos, é cria da favela da Rocinha. Fundador, coordenador e professor do Pré-vestibular Social da Rocinha (PVNC), coordenador e professor da Educafro e Escola Popular de Petrópolis e diretor de Educação da Casa da Cidadania. É graduado e licenciado em História pela UFRJ e mestre em Sociologia pela PUC Rio. Também é membro do Movimento Negro Unificado (MNU) estadual e do Movimento Negro Evangélico (MNE). 

 

Texto: Raquel de Paula

Fotos Lucas Faro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Raquel de Paula

Fotos: Lucas Faro

Postado em Notícias.