Viva Rio Eficiente promove Semana da Visibilidade PcD para conscientizar colaboradores 

Apresentação de dança de salão com o projeto social Carioca sobre rodas na sede do Viva Rio 

 

“Não vamos conseguir mudar o mundo, mas pelo menos podemos conscientizar as pessoas. Acreditamos que após essa semana as pessoas sem deficiência vão ter outro olhar, vão se esforçar para ajudar e ter mais cuidado com o que falam. Nosso objetivo é levar para os funcionários a missão de inclusão do Viva Rio. Não basta contratar uma PcD para atuar nas unidades, é necessário adaptação, acolhimento e ajuda”, conta Josiane Florido de Azevedo, da equipe do Viva Rio Eficiente. 

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, criado pela Lei nº 11.133/2005, o Viva Rio Eficiente promoveu a Semana de Visibilidade PcD, de 21 a 27 de setembro, com atividades culturais e educativas voltadas para seus colaboradores. As ações aconteceram na sede do Viva Rio e em unidades de saúde sob gestão da instituição. 

Como parte das atividades, o Viva Rio também passa a ser ponto de coleta da campanha Gesto Solidário Reciclável, em parceria com a Biomob. Desde o dia 21 de setembro a sede da instituição recebe doação de lacres de alumínio e tampinhas plásticas, que serão trocados por objetos usados por pessoas com deficiência como cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos. 

O programa Viva Rio Eficiente, do núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, acompanha colaboradores PcD através de ações que ajudam tanto na inserção no mercado de trabalho quanto na adaptação e bem-estar do indivíduo. Atualmente, há 435 pessoas com deficiência atuando nas unidades de saúde e projetos sob gestão da instituição. 

Além de processos seletivos exclusivos para essa população, o programa realiza o acompanhamento do profissional, promove rodas de conversas e capacitações para todos os funcionários e mantém parceria com instituições que apoiam pessoas com deficiência.

 

Atividade na Clínica da Família Joãozinho Trinta, em Vigário Geral 

 

Confira todas as atividades da Semana da Visibilidade PcD

A Semana de Visibilidade PcD começou na última quinta (21), com uma sessão de cinema na sede do Viva Rio. Foi exibido o filme “O filho eterno”, que conta a história de um casal que descobre que seu filho seria uma criança com síndrome de Down. Na história, o pai tem dificuldades de aceitar e se relacionar de forma respeitosa com o filho. Após o longa, as pessoas com deficiência presentes puderam compartilhar sobre suas vivências de preconceito, dificuldades e aceitação, dentro e fora de casa. 

Na segunda (25), foi promovida uma roda de conversa no Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande, com o tema “Um olhar PcD para as práticas diárias”. A importância da abordagem correta, a acessibilidade dentro das unidades de saúde e o acolhimento dos profissionais a essa população foram alguns dos assuntos abordados. 

Nesse dia, também foi o lançamento do treinamento EAD “A pessoa com deficiência (PcD) sob a perspectiva da inclusão”, na plataforma VR Educa. Clique aqui orientações quanto ao acesso à plataforma.

No dia seguinte, 26 de setembro, a equipe do VR Eficiente foi até a Clínica da Família Joãosinho Trinta, em Vigário Geral, para realizar uma dinâmica, o “Desafio da Acessibilidade”. A proposta da atividade foi que funcionários sem deficiência pudessem vivenciar a realidade de uma PcD dentro de uma unidade básica de saúde. 

Na dinâmica, uma pessoa teve os olhos vendados, para simular deficiência visual, e outra usou cadeira de rodas e teve que circular pelo espaço. O objetivo era perceber, na prática, como as pessoas com deficiência são tratadas dentro da unidade e o que pode ser feito para melhorar o acolhimento e a acessibilidade. A ação também contou com um bate-papo com a participação de usuários. 

Para fechar a Semana de Visibilidade, aconteceu na quarta-feira (27), na sede do Viva Rio, uma apresentação de dança de salão com Eduardo Justos, pessoa com deficiência, acompanhado da professora Letícia Oliveira, do projeto social Carioca sobre rodas. 

 

Postado em Notícias.