Apresentação de dança de salão com o projeto social Carioca sobre rodas na sede do Viva Rio
“Não vamos conseguir mudar o mundo, mas pelo menos podemos conscientizar as pessoas. Acreditamos que após essa semana as pessoas sem deficiência vão ter outro olhar, vão se esforçar para ajudar e ter mais cuidado com o que falam. Nosso objetivo é levar para os funcionários a missão de inclusão do Viva Rio. Não basta contratar uma PcD para atuar nas unidades, é necessário adaptação, acolhimento e ajuda”, conta Josiane Florido de Azevedo, da equipe do Viva Rio Eficiente.
Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, criado pela Lei nº 11.133/2005, o Viva Rio Eficiente promoveu a Semana de Visibilidade PcD, de 21 a 27 de setembro, com atividades culturais e educativas voltadas para seus colaboradores. As ações aconteceram na sede do Viva Rio e em unidades de saúde sob gestão da instituição.
Como parte das atividades, o Viva Rio também passa a ser ponto de coleta da campanha Gesto Solidário Reciclável, em parceria com a Biomob. Desde o dia 21 de setembro a sede da instituição recebe doação de lacres de alumínio e tampinhas plásticas, que serão trocados por objetos usados por pessoas com deficiência como cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos.
O programa Viva Rio Eficiente, do núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, acompanha colaboradores PcD através de ações que ajudam tanto na inserção no mercado de trabalho quanto na adaptação e bem-estar do indivíduo. Atualmente, há 435 pessoas com deficiência atuando nas unidades de saúde e projetos sob gestão da instituição.
Além de processos seletivos exclusivos para essa população, o programa realiza o acompanhamento do profissional, promove rodas de conversas e capacitações para todos os funcionários e mantém parceria com instituições que apoiam pessoas com deficiência.
Atividade na Clínica da Família Joãozinho Trinta, em Vigário Geral
Confira todas as atividades da Semana da Visibilidade PcD
A Semana de Visibilidade PcD começou na última quinta (21), com uma sessão de cinema na sede do Viva Rio. Foi exibido o filme “O filho eterno”, que conta a história de um casal que descobre que seu filho seria uma criança com síndrome de Down. Na história, o pai tem dificuldades de aceitar e se relacionar de forma respeitosa com o filho. Após o longa, as pessoas com deficiência presentes puderam compartilhar sobre suas vivências de preconceito, dificuldades e aceitação, dentro e fora de casa.
Na segunda (25), foi promovida uma roda de conversa no Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande, com o tema “Um olhar PcD para as práticas diárias”. A importância da abordagem correta, a acessibilidade dentro das unidades de saúde e o acolhimento dos profissionais a essa população foram alguns dos assuntos abordados.
Nesse dia, também foi o lançamento do treinamento EAD “A pessoa com deficiência (PcD) sob a perspectiva da inclusão”, na plataforma VR Educa. Clique aqui orientações quanto ao acesso à plataforma.
No dia seguinte, 26 de setembro, a equipe do VR Eficiente foi até a Clínica da Família Joãosinho Trinta, em Vigário Geral, para realizar uma dinâmica, o “Desafio da Acessibilidade”. A proposta da atividade foi que funcionários sem deficiência pudessem vivenciar a realidade de uma PcD dentro de uma unidade básica de saúde.
Na dinâmica, uma pessoa teve os olhos vendados, para simular deficiência visual, e outra usou cadeira de rodas e teve que circular pelo espaço. O objetivo era perceber, na prática, como as pessoas com deficiência são tratadas dentro da unidade e o que pode ser feito para melhorar o acolhimento e a acessibilidade. A ação também contou com um bate-papo com a participação de usuários.
Para fechar a Semana de Visibilidade, aconteceu na quarta-feira (27), na sede do Viva Rio, uma apresentação de dança de salão com Eduardo Justos, pessoa com deficiência, acompanhado da professora Letícia Oliveira, do projeto social Carioca sobre rodas.