1/6/2016
O projeto Viva Rio Eficiente inaugurou nessa terça-feira (31), o curso gratuito de formação básica em Auxiliar Administrativo para Pessoas com Deficiência (PCDS), na Clínica da Família Felippe Cardoso, na Penha. A capacitação é uma iniciativa do projeto Viva Rio Eficiente, que promove ações em benefício das PCDs.
Segundo Raphael Esteves, gerente do projeto, a capacitação busca dar visibilidade e empoderar as PCDs através de uma boa comunicação, domínio das tecnologias digitais e conhecimento dos direitos e deveres dos trabalhadores com deficiência.
O curso tem carga horária de 40 horas. Distribuídas em 10 aulas, oferece competências básicas para a função de auxiliar administrativo, sob quatro pilares: Aprimoramento da Comunicação, Ética e Cidadania, Vivência Profissional e Inclusão Digital. Foram inscritas na primeira turma dez pessoas, com deficiências física, auditiva, visual e intelectual.
Allana Monteiro, de 25 anos, é enfermeira por formação e tem experiência na área de gestão empresarial. Ela tem deficiência física congênita, manifestada na adolescência, e decidiu ingressar na capacitação pra abrir mais possibilidades no mercado de trabalho. “A aula de português está sendo ótima e vai ser muito importante para melhorar minha comunicação”, conta.
“Novas chances e novos meios de me reintegrar no mercado de trabalho”, é o que busca Diogo Ferreira, de 27 anos, que atua no ramo de construção naval. Diogo perdeu o movimento do braço superior direito após um acidente de moto, ano passado, e o curso de formação é um meio para continuar buscando o sucesso na sua vida profissional.
Ao fim do curso, será entregue um certificado de conclusão aos participantes que tiverem ao menos 75% de frequência e que não faltarem um módulo por completo. No segundo semestre de 2016, haverá uma nova turma de capacitação e as inscrições já podem ser realizadas através do link: http://bit.ly/2445rBB.
(Texto e foto: Deborah Athila)