Evento reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem — Foto: Alex Motta
Mais de 190 pessoas participaram do evento “Avanços Técnicos para Prática Cotidiana na Atenção Psicossocial”, promovido pelo Viva Rio e pela Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O encontro, que aconteceu na última quarta-feira (29), na Biblioteca Parque Estadual, no Centro da cidade, reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.
A programação, criada a partir de reuniões mensais realizadas com os enfermeiros responsáveis técnicos das unidades de Atenção Psicossocial, teve como objetivo proporcionar troca de saberes e práticas cotidianas entre os profissionais da Enfermagem, para aprimorar o atendimento prestado à população.
Entre os temas abordados no evento, estão: O cuidado da Enfermagem frente ao uso de drogas e a vulnerabilidade das mulheres; A importância da categoria na Atenção Psicossocial Infantil; O papel da Enfermagem frente aos cuidados em saúde mental nas comunidades quilombolas e Cuidados à população em situação de rua.
Rogerio Ferreira, assessor técnico do Viva Rio, comenta a importância do encontro. “Compreendemos que para além das reuniões mensais, ter um encontro que pudesse compartilhar a práxis da enfermagem na RAPS foi e é muito potente. Não só por rompermos com as bolhas de saberes e práticas na contemporaneidade, mas também por reafirmarmos o compromisso clínico, ético e político na atenção psicossocial”, enfatiza.
O assessor também reforça que as questões levantadas pelos participantes durante o encontro vão ser consideradas para futuros documentos de orientação para os profissionais da Enfermagem. “A ideia é que os pontos que foram abordados possam se desdobrar não só no dia a dia de trabalho, mas também nas reuniões que fazemos, visando a elaboração de um documento, de uma certa orientação mais técnica”, explica.
Foto: Alex Motta
A mesa de abertura contou com a presença de Hugo Fagundes, superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal do Rio; Rogerio Ferreira, assessor técnico do Viva Rio, e Tatiane de Salles, enfermeira e assessora da Subsecretaria de Promoção da Saúde, Atenção Primária e Vigilância de Saúde.
A primeira mesa, com o tema “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem” teve a participação de Vagner Campos, enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria do Socorro Santos; Ana Christina Pessôa, técnica de enfermagem do Serviço Residencial Terapêutico do CAPS Pedro Pellegrino; Yanne Valentim, enfermeira do CAPS Profeta Gentileza, Rejane Geremias, especialista em Saúde Mental e Responsável Técnica no CAPSi ll Mauricio de Sousa e Bruna Fernanda de Barros, mestre em Ciências do Cuidado em Saúde e diretora do CAPSi Santa Cruz.
A última parte do evento, que abordou o tema “Enfermagem e o cuidado com a população em situação de rua”, teve participação de Fabiana Baraldo, gerente da área técnica do Consultório na Rua; Taís Vernaglia, diretora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Tatiane Amparo, diretora do CAPSad Paulo da Portela e Karoline Nascimento, enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental.
Confira abaixo mais fotos do evento.