Novas instalações do Hospital do Andaraí – Foto: Edu Kapps/SMS
O Viva Rio e a prefeitura reabriram a emergência do Hospital do Andaraí na última segunda-feira (03/02). A nova instalação tem capacidade para realizar cerca de 400 atendimentos diários, totalizando mais de 12 mil por mês. As emergências ortopédica e adulto, leitos de UTI e o Centro de Tratamento de Queimados estão sob gestão do Viva Rio desde dezembro de 2024, quando o hospital foi municipalizado.
A unidade, que hoje tem aproximadamente 300 leitos, passará a ter 450, o que permitirá o aumento de atendimentos. O Hospital do Andaraí também recebeu uma série de intervenções para retomar os serviços de portas abertas, com contratação de profissionais, manutenção, limpeza e início das obras para readequação definitiva das instalações — com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2026 — que incluem reformas das enfermarias, modernização dos centros de imagem, do parque tecnológico e dos elevadores e construção da nova cozinha.
Com a conclusão das obras, o hospital contará com um Centro de Emergência Regional (CER), nos mesmos moldes dos grandes hospitais de urgência e emergência da rede municipal, além de ambulatórios e serviços de alta complexidade.
O Hospital do Andaraí é referência em saúde pública na área da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É uma unidade hospitalar de média e alta complexidade, com assistência ambulatorial e de emergência. Entre os serviços prestados estão cirurgia plástica, microcirurgia, suporte a grandes traumas e um Centro de Tratamento de Queimados.
Confira abaixo mais fotos da nova emergência.
Texto: Raquel de Paula
Fotos: Edu Kapps/SMS