Viva Rio e prefeitura de Maricá inauguram novo Serviço de Atendimento e Reabilitação

Sala da segunda unidade do Sarem, em Maricá 

 

Para ampliar o atendimento a crianças e adolescentes com deficiência, o Viva Rio e a Assistência Social de Maricá inauguraram, na última semana, a segunda unidade do Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem II), localizado em Ponta Grossa. O objetivo é suprir a alta demanda da região, serão atendidas mais 500 pessoas, que estão na lista de espera do Sarem I, no Centro. O Viva Rio atua na cogestão do espaço. 

Na última semana também foi reinaugurada a primeira unidade do Sarem, que com a ampliação passa a ter sala de audiometria, com testes de processamento auditivo central, além de sala de integração sensorial e de terapia alimentar. O serviço de audiometria oferecido no Sarem é pioneiro no município de Maricá. O espaço terapêutico oferece diagnóstico, tratamento e reabilitação, estimula os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários.  

O Viva Rio já tem um forte trabalho com pessoas com deficiência através do VR Eficiente, programa que acolhe PcD com ações que elevam a autoestima e ajudam na inserção no mercado de trabalho e na adaptação e bem-estar. Entre as atividades realizadas estão rodas de conversas e parcerias com instituições para promoção de eventos de cultura e empregabilidade.

Marília Rocha, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, enfatiza que a cogestão do Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial amplifica o trabalho da instituição para pessoas com deficiência. “O trabalho em Maricá reforça a missão que o Viva Rio tem voltada para a inclusão. Através dessas unidades e dos Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) no Rio, aumentamos nosso leque de ações centradas nesse grupo”, comenta. 

A coordenadora conta ainda que o Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio realiza um trabalho com as famílias cuidadoras de crianças, adolescentes e jovens com deficiência, no Cantagalo, em Ipanema, que será ampliado para os atendidos em Maricá. “Temos um grupo com as famílias, mães e avós cuidadoras, fortalecendo a rede de apoio delas. Não é fácil cuidar de uma criança com deficiência, recai um peso enorme nessas pessoas, são muitas demandas de suporte. Nesse espaço as pessoas cuidadoras podem falar sobre suas vivências e buscar ajuda”, relata. O grupo é conduzido por uma mãe de criança autista que trabalha no VR Eficiente. 

Nas inaugurações, estiveram presentes colaboradores do Viva Rio de diversos setores, entre eles membros da diretoria, do Núcleo de Desenvolvimento Social, do Voluntariado, do VR Eficiente, de Recursos Humanos, de Compras e Departamento Pessoal.

Confira mais fotos das inaugurações. 

Texto: Raquel de Paula 

Fotos: Viva Rio e Anselmo Mourão

Postado em Notícias.