Viva Rio e Portela promovem evento para celebrar o Dia do Orgulho LGBT+

Uma grande bandeira, de 40 metros, com as cores da comunidade LGBT+, foi aberta na Quadra da Portela, na manhã desta sexta-feira (28), para celebrar o Dia do Orgulho, dando início ao evento Madureira Colorida, realizado pelo Viva Rio e Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela com apoio da organização social Impulse. A programação faz parte da campanha “Eu quero viver, sambando na cara do preconceito”. 

Além da abertura da bandeira, também foram promovidas uma série de atividades: show da drag queen Negriny Venture, apresentação da bateria e passistas da Portela, ações de saúde (vacinação, orientação sobre PreP e PEP, hormonização e tabagismo), massoterapia, feira de empregabilidade, roda de conversa sobre saúde mental, oficina de orientação profissional, desfile de moda reciclável e exposição de fotos. 

A Casa da Mulher Carioca, o Instituto Rede Incluir, a empresa Tera, o projeto Ecomoda e a Área Programática 3.3, da Secretaria Municipal de Saúde, também foram parceiros da ação. 

Renato Freitas, coordenador de Diversidade do Viva Rio, reforça o compromisso da instituição em promover acesso a direitos para a população LBGT+. “Queremos viver mais saúde, emprego, educação, cultura, queremos e merecemos uma sociedade mais justa. Por isso realizamos eventos como esse e ações ao longo de todo o ano. A Portela é uma potência no Rio de Janeiro, então fazer a ação dentro da quadra da escola de samba está sendo muito importante, hoje unimos nossas forças e influências em prol dessa causa”, comenta. 

Hellen Mary, diretora do departamento de cidadania da Portela, comenta que o tema diversidade está muito presente dentro da escola de samba. “A Portela, ao longo dos anos, já vem fazendo ações sociais, rodas de conversa e debates sobre diversidade social, racial, religiosa e sexual. E hoje, como é um dia um dia emblemático para a comunidade LBGT+ através dessa ação, estamos fazendo um momento de inclusão, abrindo as portas da sua quadra”, relata. 

O jovem Leandro Campos foi uma das centenas de pessoas que marcaram presença no evento. Ele comenta que viu o anúncio da programação nas redes sociais e resolveu participar. “Vim para me vacinar e entregar meu currículo. Achei o evento muito bacana, muito organizado, com uma proposta de feira de empregabilidade diferente. Já acompanho o trabalho do Viva Rio há um tempo”, comenta. 

A campanha Eu quero viver, que iniciou em 2023, está entre as ações promovidas pelo Viva Rio para o público LGBT+. O objetivo é chamar a atenção para as questões da comunidade no Mês do Orgulho, tratando especialmente de direitos que muitas vezes são negligenciados a essa parcela da sociedade, como saúde, emprego e educação.

 

Campanha Eu quero viver 2024

Como parte da campanha “Eu quero viver, sambando na cara do preconceito”, o Viva Rio também promoveu uma série de atividades em sua sede, em Ipanema, e no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, de 24 a 27 de junho. A programação contou com oficina de roupas recicláveis com o Ecomoda, cinedebate com o filme “Eu não nasci para ser discreta”, roda de conversa sobre saúde mental da população LGBT+. 

Confira abaixo mais fotos do evento. 

Texto: Raquel de Paula 

Fotos: Pedro Conforte e Lucas Faro

Postado em Notícias.