
Distribuição de almoço natalino fez parte da ação
O Viva Rio e o motovlogger Michel Saraiva, criador do Papo de Pixta, que também é colaborador da instituição, realizaram uma celebração de Natal para mais de 250 pessoas em situação de rua, na última segunda-feira (22/12). O evento aconteceu no estacionamento da sede do Viva Rio, na Glória, e incluiu café da manhã, almoço natalino, aula de Yoga, capoeira, roda de samba, DJ, corte de cabelo, distribuição de kits de higiene pessoal, preservativos, roupas e chinelos, além de atendimentos socioassistenciais e de saúde.
O objetivo foi promover um dia de cuidado integral, afeto, lazer, bem-estar, dignidade e acesso a direitos. Durante o evento, foram realizados cadastros e encaminhamentos para serviços de saúde e assistência.
Michel Saraiva, idealizador da ação, comenta a importância de eventos voltados para pessoas em situação de rua em época de festas. “O Natal para muitas pessoas é dia de acolhimento, aconchego, família, afeto, casa cheia… Mas para os que estão em situação de rua a data é completamente diferente, já que muitos não têm família e nem ninguém por perto. Pensando nisso, resolvemos proporcionar um momento bacana para essa população. Também realizamos o preenchimento de uma ficha para que haja uma continuidade desse trabalho e não seja simplesmente uma caridade. Essas pessoas também merecem carinho, dignidade e um Natal Feliz”, reforçou.
Ao todo, 176 pessoas preencheram a ficha de cadastro, sendo quase 80% homens. A maioria está em situação de rua há menos de três anos (34,6% há menos de um ano e 26,7% entre 1 e 3 anos), mas há também 11,9% que relataram estar nas ruas há mais de 20 anos. Os motivos que levaram essas pessoas a viver nas ruas são diversos, mas o principal é por rompimento de vínculos familiares, que representa cerca de 52% do total, seguido de desemprego, com 26%, e uso abusivo de álcool e outras drogas, com 19%.
“Ninguém está na rua porque quer. As circunstâncias da vida me levaram a isso, estava sem renda nenhuma, sem poder ajudar em casa. Mas já dei entrada no Bolsa Família, quando o benefício sair isso vai mudar”, comentou Adilson Batista, de 63 anos, que está em situação de rua há nove meses. Já Flávio Pinto, 56 anos, agradeceu pelo evento. “Sou muito grato a vocês por tudo, por estarem ajudando a gente. Hoje em dia a situação está difícil, ninguém quer empregar. Então agradeço a vocês pela ajuda”, falou.
Foram parceiros na ação o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Padre Veloso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Heleno de Freitas e Franco Basaglia, o Consultório na Rua do Catete, o coletivo Aos Novos Compositores, a chef Nayara Santana, criadora do Laboratório Gastronômico N’ANA Cozinha, e o projeto Yoga de Rua. Pelo Viva Rio, participam o Núcleo de Desenvolvimento Social, o GT de Diversidade, o Voluntariado e o projeto Central Viva.
O Viva Rio tem um espaço de conhecimento chamado Biblioteca Viva, onde são divulgados relatórios, infográficos, publicações e pesquisas, organizadas pelo Núcleo de Pesquisa Viva Rio. Este mês, um infográfico sobre pessoas em situação de rua traz números e dados sociodemográficos sobre essa população. Confira aqui: https://vivario.org.br/bibliotecaviva.
Veja abaixo mais fotos do evento.
Texto: Raquel de Paula
