Viva Rio e Core firmam parceria para apoiar população do Rio Grande do Sul após enchentes 

Distribuição de lanches e kits de higiene é parte do trabalho realizado pelas organizações no estado gaúcho 

 

Para fortalecer ainda mais as ações de apoio ao Rio Grande do Sul, que foi atingido por fortes chuvas em abril e maio deste ano, o Viva Rio firmou parceria com a organização não-governamental Core Response para reforçar a ajuda às vítimas das enchentes, sobretudo imigrantes que vivem na região. O objetivo das ações é reestruturar as comunidades afetadas e torná-las mais sustentáveis e preparadas para lidar com desastres climáticos, como terremotos e chuvas. 

O Viva Rio, através da campanha “SOS Favela – Apoie as vítimas das chuvas”, doou mais de seis toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul, com ajuda de empresas parceiras. Agora, junto com a Core, continua atuando na distribuição de comida e kits de limpeza e, através do Haiti Aqui, amplia os cuidados com a população local, com ações voltadas principalmente para imigrantes. 

São realizados grupos de empreendedorismo e escuta ativa conduzidos por profissionais da área que estão trabalhando em rede com o projeto, para garantir a melhor abordagem para esse grupo. São atividades de educação e cultura para crianças, mulheres, pessoas com deficiências e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Ambas instituições trabalham no Haiti, com projetos sociais, e já atuam há muitos anos com a população imigrante. A parceria com a Core vai fortalecer as ações do Viva Rio com os imigrantes haitianos (e de outros países) que vivem em situação de vulnerabilidade no estado gaúcho, sobretudo após as enchentes deste ano. O Haiti Aqui, projeto do Viva Rio, acolhe e facilita a integração do imigrante no Brasil, auxiliando no cadastro em benefícios, regularização de documentação, acesso à saúde e outras demandas. 

Mais de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, já foram impactadas pelas atividades do Viva Rio em parceria com a Core, que iniciaram em junho de 2024. Uma das beneficiadas foi Lilian Ferreira, que participou do encontro de escuta para mulheres. “Fiquei feliz em participar do encontro, foi muito bom para mim, pois estava carregando muitas coisas que me doem. Pude me expressar, falar o que penso, eu precisava disso. Com certeza vou participar de mais encontros”, comenta a haitiana. 

Marina Quintino, do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio e uma das articuladoras da parceria, reforça a importância do trabalho que vem sendo realizado. “O povo gaúcho perdeu mais do que o material. Além das casas invadidas pela água, dos móveis e de muitos empregos perdidos, as enchentes trouxeram um profundo sentimento de insegurança física e mental. Conseguir abordar essas pessoas enquanto indivíduos, dar voz a quem perdeu sua cidadania e está lutando pelo acesso básico à direitos fundamentais e constitucionais tem sido um desafio. Observar essas pessoas se empoderando novamente de sua dignidade tem sido um imenso prazer”, relata. 

A Core (Community Organized Relief Effort), fundada pelo ator Sean Penn e pela ativista Ann Lee, foi criada em resposta ao devastador terremoto de 2010 no Haiti. Desde então, cresceu como uma organização humanitária global que fornece respostas imediatas e soluções de recuperação de longo prazo para comunidades vulneráveis em todo o mundo.

Texto: Raquel de Paula

 

Postado em Notícias.