Viva Rio contrata jovens aprendizes para atuar em unidades sob sua gestão

Mais de 130 jovens já iniciaram curso de capacitação; em julho, nova turma será aberta

O Viva Rio contratou 134 jovens aprendizes para atuar na sede da instituição, em Ipanema, e em unidades de saúde sob sua cogestão. Os jovens iniciaram na última quarta-feira (25), com uma capacitação teórica. Após esse período, serão encaminhados para as unidades, onde atuarão por aproximadamente 13 meses, com aprendizagem prática e teórica (uma vez por semana). O Programa de Aprendizagem será realizado pelo projeto Viva Jovem, do Viva Rio, com formação em assistente administrativo.

Em julho, novas turmas serão abertas e as inscrições podem ser feitas por esse link: https://sistemas.vivario.org.br/app/novachance/vagas/visualizar_vaga_descricao.php?id=MjMwUzlQRm5qcFY1djRzdHZWOGJCdz09OjpiN2FiZGI3N2NhYjU3YzBiMTJkNTEzMzY0NDBjMTNhZQ==. O processo seletivo é realizado em etapa única, os candidatos apenas precisam se inscrever, de forma online, e enviar os documentos dos requisitos obrigatórios e desejáveis para o preenchimento da vaga. 

Para se candidatar, o jovem precisa ter entre 14 e 21 anos, estar matriculado no ensino fundamental (a partir do 8º ano), no ensino médio regular, médio técnico, na educação de jovens e adultos (EJA) ou já ter concluído o ensino médio. Também deve ser morador da cidade do Rio. Para saber mais sobre a vaga e os requisitos, acesse o edital: https://vivario.org.br/edital-no-002-2025-programa-jovem-aprendiz/

Guilherme Vieira da Silva, de 17 anos, é um dos jovens contratados. O adolescente, que vai trabalhar na sede do Viva Rio, fala com expectativa sobre seu primeiro emprego. “Estou muito feliz de ter recebido essa oportunidade de trabalho. Tenho grandes expectativas, estou aprendendo muito com os orientadores durante as aulas e espero poder ajudar no Viva Rio”, comentou. 

Já Hanna Rodrigues, de 21 anos, que vinha de tentativas frustradas de processos seletivos anteriores, enfatiza a alegria de conseguir ingressar no mercado de trabalho. A jovem vai trabalhar no projeto Teia Manguinhos. “Fiquei muito feliz quando vi que tinha conseguido esse emprego. Fiz várias entrevistas em outros locais e não fui aprovada, então já estava ficando frustrada. Nas aulas de capacitação pude ver que essa é a situação de outros jovens também, nós nos deparamos com muitas portas fechadas e aqui no Viva Rio tivemos essa porta aberta. Espero aprender com pessoas mais experientes e creio que esse emprego vai me ajudar a escolher qual área profissional seguir”, relatou. 

O Viva Jovem, criado pelo Viva Rio em 2007, é um programa de qualificação profissional com formação humanista. Conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados para a formação e o atendimento dos aprendizes, além de salas climatizadas, recursos multimídia e material didático desenvolvido especialmente para o programa. Os módulos de formação incluem aulas de Mercado de Trabalho e Empresa; Gestão Pessoal; Cidadania, Ética e Política; Comunicação Oral e Escrita; Informática; Empreendedorismo; e Planejamento de Carreira.

Postado em Notícias.