6/9/2016
O lançamento da Campanha “Libere um Livro”, que distribuiu arrecadações por toda a Glória, bairro onde está localizada a sede do Viva Rio, marcou o dia Nacional do Voluntário, celebrado no dia 28 de agosto. A iniciativa busca multiplicar o hábito de ler entre o público que frequenta a região.
A equipe do Voluntariado do Viva Rio, responsável pela organização do evento, comemorou a data com a importância que ela merece. “Ser voluntário é um legado para toda a vida. Nos sentimos privilegiados por servir e ajudar a transformar a vida das pessoas”, festejou a coordenadora do Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias.
O “Papo Aberto” reuniu dezenas de pessoas no salão Pablo e Ana e encerrou as atividades do dia, com a presença dos atletas paralímpicos Sacramento, jogador de handebol e basquete, e Renan Prestes, do rugby. Com a aproximação das Paralímpiadas Rio 2016, o tema escolhido para o debate foi “Pessoas com Deficiência no Mundo dos Esportes”, a fim de mostrar a importância de incentivar os atletas, com diferentes tipos de deficiência, a superarem as próprias dificuldades. No fim, o sorteio de uma diária, na Colônia Pérolas Negras, também animou os participantes.
O dia começou com um café da manhã especial, oferecido para os colaboradores, no Salão Pablo e Ana. Logo em seguida, os participantes exercitaram o corpo com uma aula de ginástica laboral. No início da tarde, houve aulas de praticaram yoga, jogos de tarot e serviços de cuidado com a pele.
Voluntária do Viva Rio há mais de 15 anos, a professora e esteticista, Lídia de Fabrizio, 53, mostrou seu talento e amor pelo trabalho que realiza. “Ajudar o próximo é um ato de compaixão. Quem não vive pra servir, não serve para viver”, pontificou. Ela ofereceu massagens e higienização da pele, muito disputadas entre os colaboradores.
Sucesso em outras ações
Na última quinta-feira (01), a equipe do Voluntariado arrecadou donativos no Parque de Madureira, durante o evento “Em Dia com a Saúde”, que reuniu mais de 300 pessoas. A iniciativa, promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro, comemorava o Dia do Profissional de Educação Física e tinha como objetivo conscientizar a população sobre a importância de realizar exercícios físicos com um especialista habilitado. A equipe também cadastrou doadores de sangue para futuras ações, como a Campanha Salvando Vidas, gota a gota, realizada todos os anos.
Fruto de uma parceria entre o Voluntariado do Viva Rio e a Subsecretaria de Defesa Civil, o Núcleo de Resiliência Comunitária reúne moradores de comunidades do Rio de Janeiro interessados em receber instruções e treinamentos de percepção de risco para auxiliarem vítimas de acidentes naturais e emergências que ocorrem nas regiões. No dia 24 de agosto, o núcleo capacitou moradores da Ilha do Governador.
Outro sucesso da equipe do Voluntariado são as oficinas de plantio de orquídeas, realizadas em parceria com o OrquidaRio, na sede do Viva Rio, e em diversas unidades de saúde geridas pela instituição. Depois de cada oficina, os integrantes plantam orquídeas nas árvores próximas aos locais e ajudam a embelezar a cidade.
Quem já exerceu a atitude voluntária garante que ser solidário faz bem não apenas para quem é ajudado, mas também para quem ajuda. “É gratificante ajudar o próximo! Não tem como não se emocionar quando você tem a oportunidade de ver o brilho nos olhos da pessoa que você está ajudando. É contagiante!”, definiu Cibele.
Quem deseja participar das futuras ações junto com a equipe de voluntários, basta entrar em contato com o Voluntariado do Viva Rio para conhecer várias maneiras de colocar em prática a sua atitude!
Programa de Voluntariado do Viva Rio
Tel.: 2555-3785
Email: progvoluntariado@vivario.org.br
(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Lucas Almeida, Paulo Barros e Amaury Alves)