
Primeiro nascimento na maternidade do Hospital Ruth Cardoso em 2026
O Viva Rio assumiu, em 8 de dezembro de 2025, a gestão do Hospital Regional Ruth Cardoso, unidade de referência no atendimento de urgência e emergência em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no Sul do Brasil. Único hospital e maternidade públicos da cidade, atende uma população de mais de 680 mil habitantes, considerando que recebe pacientes de outros municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, como Bombinhas, Itapema e Porto Belo, além de turistas.
O Hospital Ruth Cardoso, estadualizado também em dezembro do ano passado, atende as especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica Geral e Pediátrica, Ortopedia, Urologia, Infectologia, Vascular, Obstetrícia, Ginecologia, Oftalmologia Neonatal e Cardiopediatria.
Conta com Pronto-socorro Adulto e Infantil, Centro Cirúrgico e Obstétrico, Maternidade, UTIs Adulto e Neonatal, Serviços de Transfusão Sanguínea, Laboratório de análises clínicas e Centro de Diagnose e Imagem, com serviços de raio-x, ultrassonografia e tomografia. Também oferece assistência hospitalar e ambulatorial e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, em adultos, crianças e gestantes.
José Ricardo Pacheco, diretor de Saúde do Viva Rio, comenta a chegada da organização em mais um estado do país. “O Viva Rio segue com a sua missão de levar inclusão e vida Brasil afora. É com esse espírito que chegamos em Santa Catarina. O hospital é estratégico para a rede estadual e passa por um processo de revisão operacional com foco em qualidade. É o único hospital público de Balneário Camboriú, o que reforça a importância de uma boa gestão. Temos a oportunidade de levar nossa experiência em gestão de saúde, toda a nossa identidade institucional e a empolgação de cada indivíduo que participou e participa direta ou indiretamente desta conquista”, reforçou.
Em 2025, foram realizados mais de 85,7 mil atendimentos no Ruth Cardoso, uma média de 7 mil por mês, além de 2,3 mil partos. No mês de dezembro, já na gestão Viva Rio, foram mais de 6,8 mil atendimentos, 28,8 mil exames, 228 cirurgias e 193 partos.
Pedro Strozenberg, diretor-executivo do Viva Rio, também fala dessa nova fase. “A chegada do Viva Rio em Santa Catarina é uma ação estratégica que nós temos empreendido de ampliar a atuação da instituição em diferentes regiões do país, reconhecendo as suas diversidades, particularidades e potencialidades, podendo contribuir para a difusão de uma saúde pública acessível e de qualidade em diversas localidades. Essa expansão serve como aprendizado para nós. Temos uma presença forte no Rio de Janeiro e não queremos deixar de ter, é a nossa casa, mas também esperamos ter contribuições nacionais. É um desafio e uma alegria que a gente encara com responsabilidade e entusiasmo”, finalizou.
Texto: Raquel de Paula
