Viva Rio apoia a 29ª Parada LGBTI+ Rio e colabora com a redução do impacto ambiental do evento

Cerca de 800 mil pessoas lotaram a praia de Copacabana no último domingo, 24 de novembro, para prestigiar mais uma Parada do Orgulho LGBTI+ Rio. Com o tema “Somar para fortalecer nossos direitos”, a vigésima nona edição do evento abordou questões relacionadas à preservação ambiental, conectando o assunto à temática da diversidade e cidadania LGBTI+. O Viva Rio foi uma das instituições parceiras da Parada, que é organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+. 

Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã do dia 24, que reuniu parlamentares, ativistas e uma plateia com mais de 200 pessoas, Cláudio Nascimento, Presidente do Grupo Arco-Íris e coordenador geral da Parada, falou sobre a crise climática e a importância de tratar o tema: “Para nós não é questão de moda, é uma questão de compromisso! Compromisso com um futuro melhor para as nossas gerações, pois sabemos que os mais discriminados, aqueles mais excluídos na sociedade, serão os que mais sofrerão as consequências dessa crise de forma muito mais contundente em suas vidas”, afirmou Nascimento. 

Este ano, a manifestação realizou ações para reduzir a pegada de carbono do evento (ou seja, diminuir as emissões de gases de efeito estufa) e contou com cenografia e figurinos preparados com resíduo têxtil, criados pelo estilista Almir França, do projeto Ecomoda. De acordo com o presidente do Grupo Arco-Íris, o objetivo é dar continuidade a essas atividades para que até 2027 a Parada seja totalmente sustentável. Por meio do projeto ‘Parada Verde Rumo ao Carbono Zero’ estão previstas medidas como a substituição dos trios movidos a combustíveis fósseis por energia elétrica e o plantio de árvores.

Além do desfile de 10 trios elétricos, com a apresentação de artistas como Duda Beat, Diego Martins, Nick Cruz, entre outros, a Parada também contou com tendas dedicadas à educação ambiental e orientação sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante todo o dia, foram distribuídos 6 mil preservativos internos e 72 mil externos, além de 50 mil unidades de gel lubrificante. 

O Viva Rio apoiou a Parada com uma campanha para a arrecadação de resíduos têxteis e outros materiais e doou mais de duas toneladas de resíduos recicláveis, que contribuíram com a redução da pegada de carbono do evento. A instituição também marcou presença em Copacabana com mais de 30 voluntários, que apoiaram na distribuição de preservativos e com orientações sobre prevenção e promoção da saúde.

Confira abaixo mais fotos da Parada.

Postado em Notícias.