Mais de um mil profissionais de saúde foram contratados para integrar as equipes dessas novas unidades, que são compostas por clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e assistentes sociais.
As UPAs realizam atendimentos emergenciais, clínicos, pediátricos, odontológicos e serviço social. As unidades também oferecem serviços de laboratório, exames de raio-X, ambulância e farmácia.
As unidades funcionam 24 horas e atendem prioritariamente casos de urgência e emergência, isto é, com alto risco de morte ou sequelas, como acidentes, ferimentos por armas de fogo, queimaduras, dor no peito, falta de ar e pressão alta.
Elas também prestam atendimento imediato a pacientes com quadros agudos, em casos cirúrgicos ou trauma, promovendo a estabilização e observação do paciente por um período de até 24 horas. Caso seja necessário, é providenciado o encaminhamento do paciente para uma unidade de alta complexidade, garantindo a continuidade do atendimento.
A assessora das UPAs, Cátia Dias, informou que o Viva Rio quer fazer uma gestão diferenciada, com foco em melhorias na segurança, administração e acolhimento do usuário. “Queremos oferecer aos usuários da UPA, além de um excelente atendimento, um ambiente limpo, organizado e sem falta de insumos e medicamentos”, acrescentou Cátia.
O atendimento nas UPAs funciona de acordo com o seguinte fluxo: acolhimento e triagem dos pacientes; registro; atendimento de enfermagem; atendimento médico, exames, medicação e transferência, caso haja necessidade.