Viva Rio adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa do governo federal

O Viva Rio aderiu, neste mês, ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), do governo federal, que incentiva empresas e entidades privadas que atuam no país a assumirem, de forma voluntária, um compromisso público com a integridade, a ética e a transparência. O Viva Rio é a única organização social de saúde atuante no Rio de Janeiro que faz parte do Pacto Brasil. 

A adesão reforça a preocupação do Viva Rio com a integridade em todas as etapas e áreas de sua atuação, além do comprometimento da direção com os padrões éticos institucionais. Fernanda Carvalho, vice-diretora da organização, comenta o que motivou a entrada no Pacto Brasil. “Faz parte da estratégia da diretoria e do programa de integridade para consolidar o Viva Rio como um player nacional. Como estamos crescendo para outros estados, precisamos garantir que nossa governança siga um padrão federal, e não apenas regras locais. Isso prova que temos maturidade para dialogar e prestar contas em nível federal, independentemente de onde esteja o contrato”, explica. 

Para estimular a prática de integridade nas empresas, a ação é norteada por uma série de diretrizes, entre elas o mapeamento periódico de riscos e a implementação de políticas aplicáveis na rotina empresarial, a vedação da prática de atos de corrupção e fraude, o respeito aos direitos humanos e à diversidade, a promoção de capacitações e divulgações das políticas internas de integridade para conscientização dos funcionários e a garantia de transparência, de forma clara, objetiva e acessível, das informações sobre suas atividades, estrutura de governança e políticas. 

“Essa adesão valida externamente o que já praticamos internamente. O Viva Rio gere recursos públicos em três estados diferentes (Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina) e aderir ao Pacto Brasil é a prova de que nossa governança e compliance seguem o mesmo padrão de rigor em todas as nossas unidades. É uma garantia de integridade para o governo e de segurança para a população atendida. Essa chancela federal também nos respalda inclusive nos nossos projetos internacionais (como no Haiti, com o Banco Mundial), funcionando como um ‘selo de qualidade’ extra da nossa gestão”, reforça a vice-diretora do Viva Rio.

Postado em Notícias.