Equipe de uma unidade básica de saúde da Área Programática 5.2 no Dia D de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio realizou o Dia D de vacinação contra a gripe no último sábado (6) e todas as 76 unidades básicas de saúde sob gestão do Viva Rio participaram da ação. Além disso, também foram aplicadas vacinas nas 29 unidades prisionais onde a organização atua na Atenção Primária. Ao todo, a equipe do Viva Rio aplicou mais de 70 mil doses.
No Dia D também estavam disponíveis doses bivalentes da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas maiores de 18 anos. Nas unidades básicas de saúde administradas pelo Viva Rio, somados os imunizantes contra Influenza e Covid-19, foram aplicadas mais de 66 mil doses.
Já na Atenção Básica Prisional, a estratégia é de vacinação diária dos privados de liberdade e disponibilização de outros postos de vacinação para policiais e profissionais que trabalham nos presídios. Até o momento foram aplicadas 5.442 doses contra a Covid-19 e 2.501 contra a Influenza.
Além da aplicação dos imunizantes, algumas unidades contaram com outras atividades. No Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, teve até roda de samba, com o Coletivo Terapia Popular, para animar a população que passou pelo local.
Marianna da Rocha, gestora de contratos do Viva Rio, aponta que apesar do sucesso do Dia D, ainda existem muitas pessoas que não estão completamente imunizadas contra a Covid-19, e que o trabalho das unidades de atenção primária é fundamental para garantir o controle da doença.
“Só será possível continuarmos com normalidade em nossas rotinas se garantirmos taxas altas da população totalmente vacinada. Assim, as unidades de atenção primária vão continuar recebendo todas as pessoas aptas a se vacinarem, todos os dias, para garantir que a Covid-19 seja apenas um triste capítulo da história humana”, enfatiza Marianna.
De acordo com a prefeitura do Rio, foram aplicadas na cidade 222.447 mil doses no Dia D: foram 163.987 contra a gripe e 58.490 contra a Covid-19 nos mais de 500 postos de imunização, para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças também serviram como locais de vacinação.