UPAs Vila Velha e Bom Jardim conquistaram o título, que reconhece o atendimento de qualidade prestado, com foco na segurança do paciente
UPA Vila Velha – Foto: Kaio Machado – ASCOM prefeitura de Fortaleza
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Velha e Bom Jardim, localizadas em Fortaleza, no Ceará, sob cogestão do Viva Rio, conquistaram a certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, que reconhece as instituições de saúde que têm processos seguros, padronizados e integrados, prestando atendimento de qualidade, com gestão eficiente e foco na segurança do paciente e melhoria contínua.
Para serem certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), as unidades capacitaram equipes, padronizaram processos, implantaram indicadores de qualidade e realizaram auditorias internas. O objetivo é garantir mais eficiência, segurança e qualidade na assistência prestada. Com as melhorias, a população é quem ganha. O atendimento está mais organizado, com equipes mais preparadas e protocolos que garantem tratamentos mais eficazes. Também há mais segurança e redução de erros e riscos.
“Percebi que o atendimento está melhor e mais rápido, os profissionais estão tendo um cuidado maior com os pacientes. Gostei muito da forma como fui tratada. A unidade melhorou muito”, constatou Solange Alves, atendida na UPA Bom Jardim.
Entre as ações de melhoria realizadas nas unidades, estão a integração entre os setores e processos, a implantação de novos protocolos de segurança do paciente, a gestão de riscos assistenciais, o envolvimento do paciente no cuidado e a adoção de ciclos de melhoria contínua.
Profissionais do Viva Rio e das UPAs durante o processo para a obtenção da acreditação
Raquel Souza, assessora técnica do Viva Rio em Fortaleza, comentou sobre os benefícios da acreditação para a população. “Acompanhei de perto todo o processo de preparação para a certificação ONA 2. Foi um trabalho intenso, que envolveu o engajamento de toda a equipe e o suporte fundamental do Viva Rio na estruturação dos processos. A certificação representa muito mais do que um selo de qualidade — ela reafirma nosso compromisso com a segurança do paciente, a melhoria contínua e a eficiência no cuidado. Para a população, isso se traduz em um atendimento mais organizado, acolhedor e resolutivo. É uma conquista coletiva que fortalece a saúde pública e valoriza o trabalho de todos os profissionais envolvidos”, relatou.
O Viva Rio também administra na capital do Ceará a UPA Cristo Redentor, que já tem o selo ONA 2. Para a instituição, cuidar de pessoas vai além da gestão de unidades de saúde, é parte da sua missão. “O Viva Rio contribui significativamente para a qualificação das unidades de saúde por meio de uma gestão integrada e eficiente, alinhada aos critérios da acreditação. A organização promove a padronização de processos, capacitação contínua das equipes, monitoramento de indicadores de qualidade, além de incentivar o cuidado centrado no paciente. Também investe em melhorias estruturais e tecnológicas, garantindo mais segurança, organização e qualidade no atendimento”, finalizou Raquel Souza.