Unidade moderniza processos, otimiza recursos e fortalece a qualidade da assistência hospitalar

Painéis tecnológicos garantem mais eficiência e qualidade no atendimento prestado na unidade
O ambiente hospitalar exige constante modernização, tanto em infraestrutura quanto em gestão. No Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste do Rio, essa necessidade se reflete em ações concretas voltadas para eficiência e inovação, para promover o bem-estar de pacientes e acompanhantes, além de mais agilidade e suporte no atendimento.
Em julho deste ano, foi implementado no hospital o e-Prontuário, uma plataforma online que reúne todas as informações e documentações importantes dos pacientes internados na unidade, como resultados de exames, prontuários, declarações e registros.
Também foi criado o dashboard da Vaga Zero, um recurso que garante atendimento imediato a pacientes em estado grave, mesmo quando não há leitos disponíveis. O painel digital recebe as informações (nome, diagnóstico e hospital de origem, por exemplo) e notifica a equipe sobre a transferência do paciente. O objetivo é assegurar um atendimento rápido e seguro, tanto para as equipes médicas quanto para os pacientes.

Prontuário digital facilita acesso a informações dos pacientes
As duas ferramentas, pioneiras na saúde pública do Rio, foram desenvolvidas pelo Escritório de Eficiência e Inovação, criado no Albert Schweitzer depois da implementação do projeto Lean das Emergências no final de 2022. Por meio de projetos e estudos contínuos, o setor busca otimizar recursos, reduzir desperdícios e implementar práticas mais ágeis e sustentáveis no ambiente hospitalar.
“Utilizamos o sistema BI para medir os indicadores do hospital com dados informativos em tempo real, atualizando todos os setores em relação ao fluxo de pacientes, controle de altas, giro de leito, kanban, suporte à Emergência, tudo isso é eletrônico na unidade”, afirma Thiago Pontes, gerente do setor de Eficiência e Inovação.
A diretora-geral da unidade, Kamila Conde, reforça a importância dos dados para o dia a dia do hospital. “O setor de Eficiência e Inovação cria sistemas próprios, como o e-Prontuário e o e-Vestuário, que organizam informação, padronizam processos e disponibilizam dados em tempo real. Isso permite que a gestão tome decisão rápida e assertiva, baseada em evidência, e não em percepção”, comenta.
