Segurança Humana do Viva Rio realiza treinamento em prevenção e combate a incêndios 

Quase 50 pessoas participaram do treinamento na Quadra da Portela

 

A coordenação de Segurança Humana e a Articulação Comunitária do Viva Rio realizaram, no último sábado (11), na Quadra da Portela, em Madureira, um treinamento em prevenção e combate a incêndios. Participaram 46 pessoas, entre membros da Portela, líderes comunitários da região, agentes comunitários de saúde e profissionais do CAPS Dona Ivone Lara. 

A capacitação foi ministrada pela MP Fire, empresa de treinamentos certificada pelo Corpo de Bombeiros. Os principais tópicos abordados foram: Classes de incêndios e utilização de mangueiras e extintores; Fogo: teoria e métodos de extinção; Como agir em incêndios domésticos e em outros locais; Fumaça: efeitos e processos de controle; Procedimentos de emergência e primeiros socorros para incêndios; Instruções gerais e abandono de área e Medidas pessoais de segurança. 

O treinamento é parte do Plano de Prevenção e Respostas aos Riscos e Desastres nas Comunidades do Rio de Janeiro, criado pela Segurança Humana do Viva Rio, que prevê a implantação de Núcleos de Proteção à Comunidade (NPC). O objetivo é promover a resiliência comunitária contra riscos e desastres em comunidades vulneráveis no município como parte da estratégia de atenção à saúde. As ações do projeto envolvem a formação de núcleos de voluntários, treinamentos, mapeamento de riscos e assistência a vítimas de desastres. 

Treinamento prático de primeiros socorros a uma vítima 

 

Pedro Braum, coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, reforça o objetivo do projeto, iniciado em 2024. “Este é o segundo treinamento que realizamos, o primeiro abordou questões de saúde, primeiros socorros e suporte básico de vida. A proposta é mobilizar pessoas da região para que possam atuar na prevenção e na resposta a desastres e riscos. É fundamental a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a Coordenadoria de Saúde AP 3.3 e a Portela, para a realização desse evento. Nosso foco é manter as pessoas mobilizadas e promover novas atividades”, comentou. 

Hellen Mary, diretora do departamento de cidadania da Portela, fala da importância dessa parceria para a escola de samba e comunidade local. “A Portela entende que uma escola de samba é mais que apenas samba, tem também uma grande responsabilidade social com a sua comunidade. E estamos fazendo isso junto com o Viva Rio através dessa parceria e dos cursos que estão sendo oferecidos em nossa quadra para líderes comunitários locais, síndicos, pessoas que exercem uma certa influência na comunidade” relata. 

Postado em Notícias.