19/7/2016
O índice de satisfação dos pacientes das cinco unidades de Pronto Atendimento (UPAS) 24 horas geridas pelo Viva Rio, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), chegou a 91%, de acordo com a Pesquisa de Satisfação relativa aos meses de abril, maio e junho de 2016. Ao todo, 37.976 usuários das unidades participaram da pesquisa, aplicada por meio dos totens espalhados em todas as recepções das respectivas unidades. O objetivo é aferir a satisfação do usuário no final do atendimento.
No mesmo trimestre, de acordo com o relatório técnico, 37 demandas encaminhadas pelas ouvidorias foram devidamente respondidas. As ouvidorias são realizadas pelos usuários junto aos canais de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde, que promove o lançamento das demandas junto ao Portal Ouvidor/SUS. O gerenciamento das ouvidorias neste Portal é feito pela Ouvidoria Viva Rio e as respostas são elaboradas em conjunto com os coordenadores de cada unidade.
O coordenador da Ouvidoria do Viva Rio, Maurício de Castro, afirmou que sua área tem uma forte parceria com as coordenações médica, de enfermagem e administrativa das UPA’s, o que permite respostas em tempo hábil e com o cuidado permanente “de acolher e atender o usuário, em todas as suas demandas”. Segundo o coordenador, a credibilidade de uma área passa necessariamente pela forma como ela se relaciona com todos os atores envolvidos. A Ouvidoria emite relatórios técnicos sobre as demandas recebidas a cada três meses. Maurício acredita que, muito mais do que gerar dados e estatísticas, é papel da equipe da Ouvidoria “ter a capacidade de promover discussões técnicas que propiciem uma reflexão permanente, na busca incessante de melhoria na qualidade de prestação de atendimento e de saúde da população”.
Maria Juraci Dutra, coordenadora geral das UPAS do Viva Rio, classificou como muito satisfatório o número de participação dos usuário, que contabilizaram quase 40 mil acessando aos totens. E mostrou contentamento também com o índice de 91% de satisfação dos usuários que opinaram. “Apesar da crise vivida e toda a dificuldade como o desabastecimento que enfrentamos na saúde do Estado, esse índice representa o trabalho de vários níveis de suporte, em uma parceria da equipe de cada unidade de saúde, somando os esforços desses profissionais em conjunto com a Ouvidoria do Viva Rio, que é proativa e detecta muitas vezes dados que não são valorizados no momento do atendimento médico”, comentou a coordenadora.
Maria Juraci acredita ser importante que seja dada uma resposta diante das demandas que mostram insatisfação dos usuários encaminhadas pelas ouvidorias. “Nesse caso, se necessário, são feitas intervenções técnicas ou administrativas”, completou a coordenadora.
As UPA’s avaliadas e receberam ouvidorias foram: UPA Engenho Novo, UPA Pediátrica Ilha do Governador, UPA Irajá, UPA Maré e UPA Penha. Dentre elas, a UPA Penha se destacou na participação dos usuários, registrando o maior índice de adesão à pesquisa de satisfação, que foi de 66%, e também o maior número de ouvidorias recebidas dentro do respectivo período, totalizando o equivalente a 18 demandas.
(Texto Deborah Athila|Fotos: Paulo Barros,Tamiris Barcellos e Vitor Madeira)