Qualidade e eficiência: dois anos de Viva Rio no Hospital Albert Schweitzer

 

Viva Rio realizou reformas no Hospital Municipal Albert Schweitzer, na Zona Oeste

 

“O Viva Rio gosta de desafios. Aceitamos a missão de fazer a gestão de uma unidade complexa como o Albert porque nosso desejo era fazer a diferença para a população da Zona Oeste. Hoje conseguimos entregar um serviço de muito mais qualidade e eficiência”, conta Kamila Conde, diretora-geral do Hospital Albert Schweitzer. 

Há pouco mais de dois anos, em abril de 2021, o Viva Rio assumia um contrato emergencial para administrar o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. Em outubro do mesmo ano, assumiu a gestão definitiva da unidade e, desde então, atua em melhorias de infraestrutura e atendimento. O gigante, como é carinhosamente chamado pelos colaboradores, é uma referência em atendimentos de urgência e emergência na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sendo capaz de assistir mais de 10 mil usuários por mês.

A implantação do projeto Lean das Emergências, do Ministério da Saúde, o início das cirurgias ginecológicas via Sistema de Regulação (Sisreg), a recomposição de equipes assistenciais e grades médicas, a padronização da grade de medicamentos e insumos, o abastecimento pleno dos estoques e a reforma estrutural em vários setores, são algumas das ações que trouxeram benefícios tanto para os usuários, quanto para os colaboradores. 

As principais reformas realizadas foram no auditório, na Emergência Pediátrica, na laje e marquise da Emergência Obstétrica e na rede de gases do Centro de Terapia Intensiva. Também estão sendo feitas reformas de modernização da Emergência Adulto e da Ortopedia, além do início das manutenções das enfermarias. O estacionamento também está em obras de drenagem, pavimentação, iluminação e acessibilidade. Outra melhoria foi na climatização do hospital, já foram adquiridos 162 novos aparelhos de ar condicionado. 

“A Emergência foi quase 70% reformada, o maior ganho foi a modernização do espaço onde ficava a Ortopedia e agora está o atendimento da Clínica Médica Adulto. Essa obra ficou maravilhosa, o espaço ficou claro, limpo e organizado. Está com todas as identificações novas. Isso melhora a eficiência no atendimento aos pacientes”, conta Kamila. 

Sobre a implantação das cirurgias ginecológicas, a diretora geral da unidade fala do sucesso do serviço e seu benefício para as mulheres. “Conversamos com a Secretaria Municipal de Saúde sobre a importância de colocar um projeto de atendimento ambulatorial de ginecologia. Já operamos quase mil mulheres que estavam na fila do Sisreg”, conta. 

José Ricardo Pacheco, coordenador-geral de Saúde do Viva Rio, destaca o processo contínuo de informatização da unidade. “Há dois anos, o nível de registro informatizado de operação assistencial era muito menor, muitos processos eram feitos manualmente. Hoje, quase todo o hospital tem sua grade de operações informatizada. Agora, estamos implantando a dispensação eletrônica, que nos permite rastrear cada unidade de medicamento prescrita, o que ajuda a economizarmos”, explica. 

O coordenador de Saúde acredita que quanto mais tempo na gestão de uma unidade, mais eficiência o Viva Rio consegue entregar. “ Quanto mais tempo o Viva Rio consegue apoiar um projeto, mais esse projeto evolui, tanto na questão de custo, quanto na eficiência. O hospital está passando por uma grande reforma estrutural e está aumentando a qualidade do acolhimento, tendo como foco o conforto do usuário. É uma unidade altamente resolutiva e referência para a rede municipal e estadual em procedimentos de alta complexidade exclusivos”, finaliza. 

Foram realizadas reformas em vários setores como no auditório, na Emergência Pediátrica, na Emergência Obstétrica

 

O Lean nas Emergências

O Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, começou a ser implantado no Albert Schweitzer em dezembro de 2022. O principal objetivo do projeto é reduzir a superlotação de emergências e diminuir desperdícios. 

Com o projeto, o tempo de espera nas filas da emergência já começou a reduzir. O número de usuários atendidos na unidade também está sendo ampliado. “O Lean considera que estamos antecipados no cronograma, já conseguimos implantar grande parte do projeto. Começamos a utilizar ferramentas de controle de tempo de permanência dos pacientes para reduzir tempos que não agregam valor ao usuário. Com isso, aumentamos os pacientes atendidos”, conta a diretora geral, Kamila Conde.

 

O Hospital 

O Hospital Municipal Albert Schweitzer foi inaugurado em 1982 e municipalizado em janeiro de 2016. No último ano, sob gestão do Viva Rio, fez quase 160 mil atendimentos médicos nas especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral adulto e Pediátrico, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Saúde Mental. Além disso, foram realizadas 9.650 cirurgias e 18.294 internações. Quanto aos atendimentos obstétricos, foram 19.972 e 4.214 partos em um ano.

Postado em Notícias.