Parceiro do Pérolas Negras, o clube tem times de base para crianças a partir de 9 anos
Atletas do Parque Ipanema em preparação para treino – Foto: Acervo Parque Ipanema
24/01/2022
O Parque Ipanema é um projeto social atuante em Queimados, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, com times de futebol de base para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 20 anos. Ao longo de 2021, foram beneficiados aproximadamente 300 jovens, que além do esporte, recebem aulas de Português, Matemática, Inglês e life skills (habilidades para a vida) no contraturno escolar, através da parceria com o Pérolas Negras. Também são promovidas atividades culturais como visitas a museus e cinemas.
O Parque Ipanema Futebol Clube tem categorias de base Sub-9, 11, 13, 15, 17, 20 e feminino. Em agosto de 2021, foi bicampeão da Liga de Queimados pelo Sub-17. Já são 43 troféus, de campeão ou vice-campeão.
O projeto atua na comunidade desde 7 de julho de 1997, há mais de 24 anos, sob o comando de Manoel Luiz da Silva, o Brazão. Inicialmente era composto por equipes adultas que disputavam apenas as competições municipais. Em 2012, começaram as categorias de base com os treinadores Juan Pereira e Paulo José da Silva.
Segundo o vice-presidente e treinador, Juan Pereira, o projeto tem um importante trabalho de conscientização quanto à vida dos atletas fora dos campos.
“Temos um trabalho muito forte falando sobre a questão de drogas e de violência, nosso objetivo é tirá-los desse caminho. Isso nos torna uma das principais referências na Baixada Fluminense, a maior referência na formação de atletas em Queimados, tanto no esportivo, como no social e educacional, tudo junto e misturado.”
Para o vice-presidente e treinador Paulo José da Silva, mais conhecido como Dedé, outro ponto forte do clube é conseguir enxergar o potencial dos jovens. “O trabalho do Parque Ipanema é conseguir lapidar o atleta bruto até que ele chegue ao nível profissional”, conta.