Stephany Monteiro, Profissional de Educação Física no CMS Heitor Beltrão
Profissionais da Atenção Primária que atuam na Área Programática 2.2 (Grande Tijuca, Zona Norte do Rio), participaram do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, em Brasília. Foram apresentados 25 trabalhos científicos realizados por colaboradores do Viva Rio que trabalham nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde da região e por profissionais da Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP), em conjunto com as equipes das unidades.
Os trabalhos abordam diversos temas, entre eles a importância da vacinação contra a influenza, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e a redução de danos, Saúde Digital na Atenção Primária, educação popular em saúde e o projeto Vanbora como estratégia móvel para prevenção, diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Marianna Rocha, gestora de Contratos em Atenção Primária à Saúde, comenta a participação dos profissionais do Viva Rio no evento. “É motivo de grande orgulho a expressiva participação e a qualidade da produção técnico-científica apresentada por nossos profissionais neste congresso. São equipes com muita qualidade técnica e de formação acadêmica. A presença da nossa equipe no evento reafirma que investir em pessoas, incentivar a pesquisa aplicada e valorizar a reflexão sobre o trabalho são caminhos indispensáveis para um SUS mais forte, mais justo e mais resolutivo”, reforça.
Stephany Monteiro, profissional de Educação Física do Programa Academia Carioca no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, apresentou dois trabalhos no congresso da Abrasco: “AtivaMente”: experiência exitosa na promoção da saúde física e cognitiva de pessoas idosas na APS carioca por meio da Educação Física” e “Idosos no museu: parceria entre APS e Museu do Amanhã promove cultura, autonomia e socialização no envelhecimento”.
A primeira pesquisa fala do sucesso do grupo criado pela profissional para trabalhar estímulo cognitivo em conjunto com atividade física para idosos, que já concentra mais de 50 pessoas. O segundo trabalho trata de uma parceria com o Museu do Amanhã para ampliar o acesso de idosos ao espaço. Entre abril e dezembro de 2025 mais de 350 idosos visitaram o museu.
“Realizamos ao menos uma visita por mês. Algumas vezes fizemos até integração familiar, onde os idosos levaram seus netos nas visitas. Muitos deles visitaram um museu pela primeira vez. Esses momentos foram bem marcantes para eles e para a gente também”, comenta Stephany, que realiza outros grupos dentro do Programa Academia Carioca, que abrangem diversas faixas etárias e incluem pilates, ginástica de prática corporal e relaxamento, por exemplo.
Sobre a apresentação no congresso, a profissional comenta: “Essa é a primeira vez que participo do Abrascão. Foi uma experiência maravilhosa, tanto pessoal quanto acadêmica e profissional. Ter dois trabalhos no maior congresso nacional de saúde coletiva é incrível. Me deu mais energia para elaborar outros trabalhos e qualificar esses que apresentei. Já tenho outros trabalhos no forno para 2026, para outros congressos”.
Carolina Feitoza da Silva Ramos, responsável técnica de Enfermagem da CAP 2.2, também esteve no congresso. Ela apresentou o trabalho “Projeto Imersão: Educação Permanente como Estratégia para o Enfrentamento da Sífilis Congênita em uma Área Programática do Município do Rio de Janeiro”, que teve como objetivo promover ações contínuas de capacitação para os profissionais de saúde da AP 2.2. A iniciativa foi voltada ao cuidado de problemas de saúde que ainda apresentam dificuldades no atendimento e contou com a participação de enfermeiros, médicos, farmacêuticos e dentistas, incluindo residentes, de 92% das unidades da região.
“É a primeira vez que apresento um trabalho no Abrascão e foi uma experiência excepcional, muito aprendizado e troca de experiências com pessoas de várias partes do Brasil. Além de também ter a oportunidade de participar de debates fundamentais para o fortalecimento da Saúde Coletiva”, relata Carolina.
A Abrasco é uma entidade sem fins lucrativos que fomenta a pesquisa científica e produção de conhecimento em Saúde Coletiva, a defesa e o fortalecimento do SUS, o diálogo com a sociedade e o desenvolvimento de políticas públicas de saúde.
Texto: Raquel de Paula
