Outubro Rosa: Voluntariado Viva Rio realiza ações de cuidado e conscientização 

Auriculoterapia foi um dos serviços oferecidos para as colaboradoras do Viva Rio 

 

Para marcar o Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, o Voluntariado Viva Rio promoveu um dia de cuidados e conscientização para as colaboradoras da sede da instituição, na última terça-feira (29). Massagem, auriculoterapia, reflexologia podal, corte de cabelo, maquiagem e palestra foram as atividades oferecidas. As participantes do evento também puderam doar mechas de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos. 

A ação contou com o apoio da Fundação Laço Rosa, que realizou uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama. Flavia Soares, diretora de Voluntariado da Fundação Laço Rosa, reforçou a importância do conhecimento sobre a doença e da necessidade de ir ao médico e manter os exames em dia para um diagnóstico precoce. “A informação segura salva vidas”, finalizou. O evento também contou com a presença de alunos e professores do Senac, responsáveis pelos serviços de cuidado e beleza. 

Elisabeth de Souza, do setor de Recursos Humanos, foi uma das mais de 60 mulheres que participaram das atividades. “Achei maravilhoso, essa massagem veio como um presente para mim, que já estava há três meses com problema no nervo ciático e dores. Acho muito legal esse momento de lazer e relaxamento que o Viva Rio proporciona para os funcionários. Eu adorei. Parabéns ao Voluntariado”, comentou. 

Para além das ações de beleza e bem-estar, a programação buscou trazer informações de saúde. “O autoexame, a mamografia, a visita regular ao ginecologista, infelizmente não está ao alcance de um número significativo de mulheres. Elas sabem da importância, dos riscos, mas o acesso público e gratuito muitas vezes é complicado para mulheres chefes de família. O mês de outubro chega com informações e lembretes que estamos cansadas de saber, porém nem sempre conseguimos praticar. Mas não podemos desistir de nós, do cuidado com o nosso corpo. Temos que reforçar a sororidade com empatia e campanhas de conscientização”, enfatizou Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado Viva Rio. 

A funcionária Carla Teixeira, do setor de Manutenção, enfatiza a necessidade de abordar o cuidado com a saúde, que muitas vezes é deixado de lado. “É essencial que tenham ações de orientação como essa, inclusive no ambiente de trabalho, pois, na correria do dia a dia esquecemos do autoexame, lembramos mais quando vamos ao ginecologista, que nos examina. Palestras e ações que nos lembrem da prevenção são muito boas”, comentou. 

Confira abaixo mais fotos do evento. 

Texto: Raquel de Paula

Fotos: Lucas Faro

Postado em Notícias.