Outubro Rosa: unidades do Viva Rio reforçam ações de prevenção e cuidado para mulheres

Evento realizado no Hospital do Andaraí para as profissionais 

 

As unidades de saúde sob cogestão do Viva Rio realizaram uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. As ações incluíram palestras, rodas de conversa e cuidados de beleza e bem-estar, além da prevenção e acompanhamento da saúde da mulher nas unidades básicas, com oferta de contraceptivos, realização de mamografias e exames de papanicolau e o Dia D de vacinação. 

Os objetivos foram trazer informação para as mulheres atendidas nas unidades de saúde e para colaboradoras do Viva Rio e reforçar a importância do autocuidado, do acompanhamento médico regular e da realização de exames de rotina. 

O Hospital Municipal Albert Schweitzer, na Zona Oeste do Rio, iluminou sua fachada com luzes cor-de-rosa em apoio ao Outubro Rosa. A iniciativa, instalada nas três entradas da unidade, marcou o início das ações promovidas ao longo do mês pela unidade, que incluiu palestras e rodas de conversa sobre a importância da mamografia, os cuidados preventivos contra o câncer do colo do útero e o papel do autocuidado na detecção de doenças.

As atividades foram voltadas para colaboradores e acompanhantes. As discussões também abordaram o câncer de mama em homens, ampliando o alcance da campanha e o olhar sobre a prevenção. 

Uma das fachadas do Hospital Albert Schweitzer 

 

Já no Hospital do Andaraí, localizado na Zona Norte do Rio, as ações focaram em beleza e bem-estar, com roda de conversa, massagem relaxante, limpeza de pele, auriculoterapia, capelania e apresentação musical. O evento também contou com a presença de uma consultora de maquiagem da empresa Mary Kay, Cristiane Cavadas, que também é sobrevivente do câncer de mama. A ação foi promovida pela chefia de Serviço Social do CER Andaraí, Rosi de Carvalho. 

Nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, foram reforçadas ofertas de contraceptivos, como o DIU e o Implanon e de exames de mamografia e papanicolau (exame preventivo de colo de útero). 

Só nas Áreas Programáticas 2.2 (Zona Norte – Grande Tijuca) e 5.2 (Zona Oeste) foram realizados mais de 8.700 exames citopatológicos de colo do útero, inseridos cerca de 450 DIU e mais de 2.200 Implanon. 

Também foi realizado, pela Secretaria Municipal de Saúde, no dia 18 de outubro, o dia D de mobilização da campanha de multivacinação e também do Outubro Rosa. Além de todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, foram realizados vários serviços voltados à saúde da mulher e ações de orientação e promoção da saúde.

As ações do Outubro Rosa também chegaram nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Cristo Redentor, Vila Velha e Bom Jardim, sob gestão do Viva Rio em Fortaleza, no Ceará. Foram realizadas palestras e rodas de conversa com o médico especialista Enéas Filgueira, a enfermeira Yasmin Melgacio e a assistente social Glaucineide Sampaio, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Confira mais fotos das atividades realizadas nas unidades de saúde. 

Texto: Raquel de Paula.

Postado em Notícias.