Sete atletas da Academia de Futebol Pérolas Negras, projeto conduzido pelo Viva Rio no Haiti, desembarcaram no Rio de Janeiro no dia 9 de abril para participar de treinamentos nas categorias de base do Botafogo de Futebol e Regatas e do Cruzeiro Esporte Clube.
O lateral-direito Duce Elison e o meio-campista Ylozier Givemilord foram selecionados pelo alvinegro. Já o lateral-esquerdo Destine Simson, o volante Jean Bonhomme, o zagueiro Oracius Wilmond e os artilheiros Marckenson Fenelon e Desiré Jonel irão para o time mineiro.

Haitianos Duce Elison (dir) e Ylozier Givemlord treinarão nas categorias de base do Botafogo no próximo mês
No Botafogo, os jovens foram recebidos pelo diretor do Departamento Internacional, Felipe Arantes, e pelo coordenador técnico da equipe sub-20, Sandro Gonçalves. Elison e Givemilord treinarão, respectivamente, nas categorias sub-17 e sub-20 durante um mês, como parte de acordo de cooperação técnica assinado no início deste ano. Se obtiverem sucesso, poderão ser integrados ao clube carioca.

Atletas da Academia Pérolas Negras (de azul) posam com o diretor do Departamento Internacional do Botafogo, Felipe Arantes (centro); o coordenador técnico da equipe sub-20, Sandro Gonçalves; e a assistente social das categorias de base do alvinegro, Ana Carolina
Segundo Felipe, a ideia da parceria é contribuir para o fortalecimento dos laços entre Brasil e Haiti, apresentando um novo horizonte aos jogadores da Academia de Futebol Pérolas Negras. “Não queremos histórias hollywoodianas de ‘grandes craques’. Nosso desejo é revelar talentos e mostrar a esses meninos que eles podem conquistar o mundo.”
Sandro, por sua vez, afirmou que os jovens caribenhos não terão muitos problemas na adaptação ao Rio de Janeiro, desde que deixem a timidez de lado. “No início, é normal que eles fiquem mais calados. Mas aos poucos irão se soltando, até pela intensidade dos treinamentos. Habilidade, esses garotos já têm. Agora é só lapidar.”
Simson, Bonhomme, Wilmond e Fenelon chegaram ao Cruzeiro na manhã desta quinta-feira, dia 10. Os meninos foram recepcionados pelo gerente do Departamento Internacional do clube, Pedro Moreira. O atacante Desiré Jonel só será apresentado à Toca da Raposa na próxima semana.
(Texto: Karla Menezes/Fotos: Tamiris Barcellos e Amaury Alves)