Sete atletas da Academia de Futebol Pérolas Negras, projeto conduzido pelo Viva Rio no Haiti, desembarcaram no Rio de Janeiro no dia 9 de abril para participar de treinamentos nas categorias de base do Botafogo de Futebol e Regatas e do Cruzeiro Esporte Clube.
O lateral-direito Duce Elison e o meio-campista Ylozier Givemilord foram selecionados pelo alvinegro. Já o lateral-esquerdo Destine Simson, o volante Jean Bonhomme, o zagueiro Oracius Wilmond e os artilheiros Marckenson Fenelon e Desiré Jonel irão para o time mineiro.
No Botafogo, os jovens foram recebidos pelo diretor do Departamento Internacional, Felipe Arantes, e pelo coordenador técnico da equipe sub-20, Sandro Gonçalves. Elison e Givemilord treinarão, respectivamente, nas categorias sub-17 e sub-20 durante um mês, como parte de acordo de cooperação técnica assinado no início deste ano. Se obtiverem sucesso, poderão ser integrados ao clube carioca.
Segundo Felipe, a ideia da parceria é contribuir para o fortalecimento dos laços entre Brasil e Haiti, apresentando um novo horizonte aos jogadores da Academia de Futebol Pérolas Negras. “Não queremos histórias hollywoodianas de ‘grandes craques’. Nosso desejo é revelar talentos e mostrar a esses meninos que eles podem conquistar o mundo.”
Sandro, por sua vez, afirmou que os jovens caribenhos não terão muitos problemas na adaptação ao Rio de Janeiro, desde que deixem a timidez de lado. “No início, é normal que eles fiquem mais calados. Mas aos poucos irão se soltando, até pela intensidade dos treinamentos. Habilidade, esses garotos já têm. Agora é só lapidar.”
Simson, Bonhomme, Wilmond e Fenelon chegaram ao Cruzeiro na manhã desta quinta-feira, dia 10. Os meninos foram recepcionados pelo gerente do Departamento Internacional do clube, Pedro Moreira. O atacante Desiré Jonel só será apresentado à Toca da Raposa na próxima semana.
(Texto: Karla Menezes/Fotos: Tamiris Barcellos e Amaury Alves)