No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Viva Rio promove roda de conversa para desmistificar tema

Encontro reuniu colaboradores da sede do Viva Rio

 

O programa Cuidando de quem cuida, do Viva Rio, promoveu uma roda de conversa sobre saúde mental para os colaboradores da sede da instituição, em Ipanema, em alusão ao Setembro Amarelo. Mais de 40 pessoas participaram do encontro na última terça-feira (10), data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Dados do Sistema de Mortalidade do Ministério da Saúde da pasta (SIM) mostram que, em 2022, o Brasil teve 16,5 mil suicídios. A tendência do suicídio no Brasil vai na contramão dos números globais – enquanto, de 2000 a 2019, o número caiu 36% no mundo, no país ele subiu 43%. Entre jovens de 15 a 19 anos, os dados são ainda mais alarmantes: é a terceira causa de óbito no país.  

Durante o evento, foi realizada uma palestra que trouxe informações e orientações sobre depressão, ansiedade, canais para buscar ajuda e outros assuntos dentro da temática, conduzida pelas psicólogas do programa Cuidando de quem cuida, Karen Jones e Maria Luiza da Motta. Os participantes também desfrutaram de um café da manhã e puderam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências. 

Antonio Guedes, articulador social do Viva Rio, foi um dos participantes do bate-papo. Ele reforçou que profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial foram fundamentais para o tratamento de depressão de seu filho. “Quando meu filho teve um quadro severo de depressão, acompanhei de perto o trabalho dos profissionais do CAPS e pude ver a dedicação e empenho no cuidado. Sou muito grato a todos, viva o SUS!”, comentou. 

O Cuidando de quem cuida, voltado para os colaboradores do Viva Rio, é um programa de saúde da instituição que tem como objetivo escutar, mediar, acolher e promover uma cultura de saúde da completude. Rodas de conversa e palestras sobre temas diversos e acolhimentos individuais fazem parte das ações. 

“A vida não precisa ser tão pesada, pode ser mais leve, às vezes somos gentis com os outros e muito duros conosco. Precisamos entender que vamos errar e que nem sempre as coisas darão certo, isso faz parte da vida e é necessário”, disse a psicóloga Karen Jones durante sua palestra. 

Ainda serão promovidas outras atividades pelo Cuidando de quem cuida em unidades sob gestão do Viva Rio. Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/09) a equipe vai palestrar para os profissionais do Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, e na próxima terça-feira (17/09), para funcionários da Clínica da Família Arthur Zanetti, em Campo Grande. 

 

Onde buscar ajuda?

Se estiver passando por um momento difícil e precisa de ajuda, existem canais que podem ajudar. Seguem alguns abaixo. 

Centro de Valorização da Vida (CVV) 

Oferece atendimento gratuito e sigiloso por telefone, número 188, e por e-mail ou chat no site

Pode Falar – Unicef

Chat da Unicef oferece atendimento para pessoas entre 13 e 24 anos de segunda a sábado, das 8h às 22h. Clique aqui para acessar. 

Centros de Atenção Psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades para acolhimento às crises em saúde mental,  atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas.

No Rio de Janeiro, são mais de 30 CAPS, procure a unidade mais próxima de você. 

Mapa da Saúde Mental 

Mapa do Instituto Vita Alere reúne informações confiáveis sobre locais disponíveis para atendimento. Clique aqui e confira. 

 

Confira abaixo mais fotos da roda de conversa. 

Texto: Raquel de Paula

Fotos: Lucas Faro

Postado em Notícias.