Mutirão atende famílias de imigrantes que vivem na Baixada Fluminense

No último sábado, 7 de dezembro, a equipe do Haiti Aqui promoveu mais uma edição do mutirão de atendimento da população imigrante e refugiada, desta vez no município de Nova Iguaçu-RJ.

Nos últimos meses, a equipe do projeto registou um aumento no número de atendimentos de imigrantes que vivem na Baixada Fluminense, especialmente latino-americanos. O evento foi pensado com o objetivo de facilitar o acesso dessa população no território onde vivem.

A ação contou com a parceria de diferentes instituições na oferta de serviços, como a Organização Internacional das Migrações da ONU – OIM, que ofereceu apoio na elaboração de currículo e inclusão em bancos de emprego; a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu, que fez atualização de cadastro único e prestou auxílio sobre benefícios sociais; e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que apoiou com a tradução de documentos e revalidação de diplomas.

O evento também contou com atividades exclusivas para crianças, oferecidas pela Cruz Vermelha, com o intuito de possibilitar a maior participação de mulheres no mutirão. Ao todo, 26 pessoas foram atendidas, entre adultos e crianças, a maioria da Bolívia e do Peru.

Segundo Isabel Santos, coordenadora do Haiti Aqui, o evento foi importante para planejar outras estratégias de apoio a imigrantes da Baixada Fluminense: “É fundamental esse movimento de expandir nossos atendimentos a outras cidades do estado do Rio. O objetivo é que eles tenham mais acesso à cidadania através das suas documentações, acesso aos benefícios sociais, ao trabalho formal, à educação, e contribuir para os direitos humanos desses imigrantes e refugiados que estão morando na Baixada e se encontram em vulnerabilidade”.

O mutirão aconteceu no Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu e além das instituições citadas também contou com o apoio do Conare, que é o órgão de refugiados do Ministério da Justiça.

Confira as fotos da atividade.

Postado em Notícias.