Cortejo de carnaval na comunidade encerra as atividades da colônia de férias
O Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio e o Projeto Acolher promoveram a segunda edição da colônia de férias para crianças e adolescentes das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. As atividades aconteceram de 21 de janeiro a 5 de fevereiro, na sede do Viva Rio, no Cantagalo. Participaram 160 pessoas, com idades entre seis e 15 anos.
Na colônia, criada para promover diversão no período de férias escolares, foram realizadas diversas atividades: criativas e lúdicas, como oficina de slime e criação de adereços de carnaval, sessões de cinema, jogos aquáticos na piscina, jogos recreativos e cooperativos e atividades esportivas, como futebol, queimado e judô. O “Bloquinho da Colônia” fechou a programação, um cortejo de Carnaval pela comunidade, com direito a banda e fantasias.
Em todos os dias de evento, as crianças também receberam lanches, doados pela Responsabilidade Social do Flamengo, parceiro do Acolher.
Talita Batista, de nove anos, foi uma das crianças que participou da programação. “Eu amei, foi tudo muito legal. O que mais gostei foi das brincadeiras que as professoras fizeram com a gente e da piscina, foi minha parte favorita”, comenta a menina. Vera Lucia Ferreira, avó de Davi Lucca, de seis anos, destaca a dedicação da equipe organizadora. “A colônia foi maravilhosa, todos os professores e pessoas envolvidas na organização são incríveis. Acolheram meu neto com todo amor e carinho, não tenho nada a reclamar”, relata.
A colônia envolve mais que recreação e lazer, também tem por objetivo ajudar no desenvolvimento físico e mental das crianças. “Na nossa colônia de férias a diversão e o exercício andam juntos, ajudando as crianças a desenvolverem coordenação motora, trabalho em equipe, respeito, cooperação e o aprendizado de regras — tudo o que é fundamental para a socialização e criação de vínculos”, explica Paula Durso, pedagoga da equipe técnica do Núcleo de Desenvolvimento Social.
Devido ao sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, a procura para este ano foi muito grande. No mesmo dia de abertura de inscrições todas as vagas foram preenchidas. Claudia Amaral, coordenadora do Projeto Acolher, reforça a importância desse espaço para as crianças da comunidade. “As famílias gostam muito que as crianças fiquem com a gente no período de férias, pois a maioria dos pais trabalha. As crianças ficam ociosas sem ir para a escola, as mães ficam tranquilas de eles estarem sendo cuidados e nos agradecem. Para o próximo ano, pretendemos aumentar a quantidade de vagas”, finaliza.
Confira mais fotos das atividades da colônia.
Texto: Raquel de Paula
Fotos: Lucas Faro