A logomarca do Viva Rio foi escolhida para integrar a primeira edição do livro “Logos Cariocas da Gema”, que será lançado no dia 16 deste mês. O amor e a identificação do Viva Rio com o Rio de Janeiro vem desde a sua criação, em 1993, quando, motivados pela pergunta sobre o que os cidadãos cariocas poderiam fazer para ajudar a reduzir a violência na cidade, lideranças dos mais diversos setores da sociedade carioca criaram a instituição.
A publicação reúne 482 logomarcas e tem como objetivo documentar as peças que foram criadas utilizando símbolos que representam a cidade do Rio de Janeiro e/ou a palavra “Carioca” ou “Rio”. Idealizador da obra, o designer Beto Lima, acredita que este será o primeiro livro a ter uma coletânea de logos de diversos perfis de clientes, serviços, designers, mas tudo focado num só tema: O Rio de Janeiro.
“O livro também será um registro histórico da evolução dos brasões/logos da cidade do Rio de Janeiro. A ideia é lançarmos outros volumes, com logos de outras cidades brasileiras, como São Paulo e Minas Gerais”.
A proposta da obra surgiu logo após Beto constatar a quantidade de marcas que se apropriam de ícones da cidade maravilhosa para criar suas identidades visuais. “Um dia, quando olhei a Clínica Rio, que fica em frente a minha casa, fiquei pensando nisso. Fiz uma pesquisa no Google e me dei conta de que tanto eu como amigos designers já tínhamos feito diversas logos com esse mesmo espírito”, conta ele, que iniciou o projeto em fevereiro de 2010.
Para a próxima edição, 70 logos já estão na fila de espera. “Como se trata de uma obra viva, espero que sempre tenhamos muito mais inspirações para a nossa cidade que tanto amo,” fala Beto.