O resultado veio a partir da implementação do Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde
Nesta quinta-feira (29) foram apresentados os primeiros resultados do projeto após seis meses
O Hospital Municipal Albert Schweitzer, administrado pelo Viva Rio em Realengo, na Zona Oeste do Rio, reduziu em 59% a superlotação de sua emergência. O resultado veio após a implementação do Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (29), foram apresentados os resultados e ferramentas aplicadas na primeira etapa, que durou seis meses.
Um dos fatores que contribuiu para a diminuição da superlotação foi a redução do tempo de passagem do paciente pela emergência, o que permitiu um aumento de 3.500 atendimentos no último trimestre. Além disso, também houve redução no desperdício de tempo e retrabalho, além de implementações de novos processos de trabalho como huddle diário (reunião rápida) e kanban físico (quadro físico) para controle dos fluxos.
Kamila Conde, diretora-geral do Hospital Albert Schweitzer, ressalta os bons resultados da primeira fase. “Um destaque das ferramentas implementadas é o Fluxo de Valor (VSM), utilizado para identificar as etapas de passagem que não agregam para o paciente, o que permite reduzir filas e trabalhar no fluxo puxado. Com a execução desta ferramenta, reduzimos em 63% o tempo de passagem do paciente pela emergência, ampliando o atendimento. É possível fazer mais e melhor, usando os mesmos recursos, reduzindo desperdícios e padronizando processos”, explica.
João Amaral, consultor do Lean nas Emergências e especialista em processos da Beneficência Portuguesa de São Paulo
O Lean nas Emergências começou no Hospital Municipal Albert Schweitzer em dezembro de 2022. O projeto tem por objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil utilizando ferramentas de gestão para otimizar processos. Acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês.
Na primeira etapa de aplicação da metodologia, foram realizados treinamentos, capacitações com equipes e liderança e visitas técnicas dos consultores do Lean. Na segunda fase do projeto, os métodos vão continuar sendo aplicados com monitoramento da equipe do Lean uma vez ao mês.
João Amaral, consultor do Lean e especialista em processos da Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta o sucesso do projeto no Albert Schweitzer. “Com a qualidade dos profissionais que há nessa unidade, os números tendem a ser cada vez melhores. O objetivo é continuar o bom trabalho: reduzir o tempo do paciente no serviço de urgência, diminuir o índice de superlotação e, principalmente, conseguir girar o leito mais rápido. Quem ganha com tudo isso são os pacientes”, comenta.