8/5/2018
Os jovens aprendizes da turma VR-108 transformaram as aulas de capacitação profissional oferecidas pelo Viva Rio em ação social. Em parceria com o Projeto Voar – Café da Manhã, a turma arrecadou e doou roupas e insumos básicos para cerca de 300 pessoas em situação de rua. A atividade aconteceu no dia 19 de abril, na praça em frente à sede do Viva Rio na Glória.
“Os jovens tiveram a oportunidade de participar e conhecer de perto a vida de outras pessoas. Vê-los desenvolvendo um trabalho tão importante nos dá alegria e a esperança de que podemos transformar a realidade que nos cerca. Acredito que os jovens têm papel fundamental nesse processo”, afirmou Aurelita Rodrigues, supervisora do programa Jovem Aprendiz do Viva Rio.
Durante o curso, os jovens entraram em contato com noções de planejamento, gestão financeira e de pessoas, logística, produção e responsabilidade socioambiental. Escolheram esse último para aplicar os conhecimentos trocados e aproveitaram as aulas para planejar a mobilização, buscar recursos e reformar dezenas de peças de roupas arrecadadas.
“Nós trabalhamos com muito empenho para que tudo acontecesse de melhor forma. Foi muito gratificante”, declarou Lucas Nascimento, jovem aprendiz na empresa Weatherford.
A turma escolheu o Projeto Voar – Café da Manhã por sua atuação reconhecida. Semanalmente, a equipe do projeto promove cafés da manhã e aulas de yoga em locais públicos para pessoas que vivem nas ruas.
Jovem Aprendiz
O Viva Rio é um dos principais desenvolvedores do programa Jovem Aprendiz no estado do Rio de Janeiro. A organização aposta na educação e na qualificação profissional como meios de ajudar jovens de 14 a 24 anos a se qualificar e buscar uma vida melhor. O programa também faz o acompanhamento durante o período de contratação por uma das 30 empresas parceiras.