Nesta quinta e sexta (9 e 10/01) foram realizadas mais de 100 cirurgias de catarata – Foto: prefeitura de Itaboraí
O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, unidade sob gestão do Viva Rio em Itaboraí, iniciou, nesta quinta-feira (09), um mutirão de cirurgias de catarata. Serão realizados mais de 500 procedimentos cirúrgicos nos dias 9, 10,11,12,18 e 19 de janeiro. O objetivo é reduzir a fila de espera e melhorar a qualidade de vida da população do município.
O Viva Rio assumiu a gestão do hospital no dia primeiro de dezembro de 2024 e recebeu do secretário de saúde de Itaboraí a missão de executar o mutirão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece através do Programa Nacional para Redução de Fila de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde. Em 19 dias o planejamento da ação foi realizado e, ainda em dezembro, começaram a ser realizadas as consultas pré-operatórias, os exames e os riscos cirúrgicos dos pacientes.
Luis Fernando Rosati, coordenador da cirurgia geral do Hospital Desembargador Leal Júnior, destaca a importância do mutirão, que além de melhorar a visão da população, ajuda a reduzir acidentes e lesões.
“A proposta é que a população tenha acesso a cirurgias que são importantes e altamente impactantes em suas vidas. Melhorar a condição de visão é essencial, principalmente para o idoso, pois reduz a possibilidade de quedas, lesões por atropelamento, acidentes domésticos e quedas de escadas, por exemplo. Com esse mutirão reduzimos o retorno desse idoso ao hospital como vítima de acidentes urbanos. Isso tem uma importância muito grande para o município e para os pacientes”, enfatiza o médico.
Foto: prefeitura de Itaboraí
Além dos médicos oftalmologistas, a ação conta com o trabalho integrado de técnicos de enfermagem, enfermeiros, equipe administrativa e coordenação de enfermagem, garantindo que cada etapa do processo seja realizada com segurança e excelência.
Aline Rodrigues, coordenadora de enfermagem do bloco cirúrgico da unidade, reforça o empenho de todos os profissionais para o sucesso do mutirão. “Gostaria de manifestar minha total gratidão e reconhecimento pelo profissionalismo e extrema dedicação de toda equipe do centro cirúrgico, do pós-operatório e outros profissionais envolvidos. No primeiro dia foram quase 60 pacientes recebidos, preparados com segurança e acolhidos de forma humanizada”, comenta.
Texto: Raquel de Paula