Hospital Albert Schweitzer e UPA Manguinhos são premiados pela Secretaria de Saúde do Rio

Unidades conquistaram o 1º e 3º lugar entre as unidades de emergência do município

O Hospital Municipal Albert Schweitzer, localizado na Zona Oeste do Rio, ficou em 1º lugar entre os hospitais de emergência no ranking realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manguinhos, na Zona Norte da cidade, foi a 3ª colocada entre as UPAs. 

O ranking avalia a efetividade das práticas de gestão nas emergências da rede, especialmente Huddle (reuniões breves e estruturadas para alinhar riscos, prioridades e recursos) e Round (visitas multiprofissionais com checklists e definição de plano de cuidado). A análise considera a frequência e a qualidade da aplicação dessas ferramentas, a participação multiprofissional e registro, além dos impactos percebidos em segurança e fluxo. 

Esta é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde realiza esse ranking. O resultado das unidades sob gestão do Viva Rio atestam o compromisso da organização com a segurança e a qualidade assistencial prestada à população. 

“Conquistar o primeiro lugar entre os hospitais de emergência é um reconhecimento ao foco diário da nossa equipe em método e disciplina. A avaliação valorizou o uso eficiente das ferramentas de Huddle e Round, que aqui viraram rotina de alinhamento rápido, decisão no ponto de cuidado e acompanhamento. Esse resultado traduz segurança do paciente e melhor comunicação e fluxo assistencial. Tenho muito orgulho de cada profissional que faz essa emergência funcionar: enfermagem, equipe médica, acesso, apoio assistencial, administrativo, limpeza, segurança, todos. Esse 1º lugar é de vocês”, comenta Kamila Conde, diretora-geral do Hospital Albert Schweitzer. 

Luiza Beraldo, gestora de contratos do Viva Rio, também fala do resultado da UPA de Manguinhos. “É muito gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido. Atendemos uma população vulnerável, que vem principalmente dos territórios de Manguinhos e Jacarezinho, e saber que estamos fazendo a diferença nesses lugares enche o coração de orgulho. Esses resultados não são de uma pessoa só, mas fruto do esforço coletivo de cada profissional da unidade, da SMS, CAP 3.1 e do Viva Rio. Ver tudo isso dando certo mostra que, com dedicação e trabalho em equipe, a gente consegue transformar realidades”, reforça. 

O Viva Rio também contribuiu para a colocação do Hospital Municipal da Piedade, que ficou em 1º lugar no ranking entre os hospitais especializados. A instituição atuou na unidade por cerca de três anos, de agosto de 2022 a setembro deste ano, na cogestão dos serviços de ginecologia, proctologia e cardiologia pré-anestésica.

Texto: Raquel de Paula

Postado em Notícias.