Treinamento foi realizado para a equipe da Secretaria de Direitos Humanos do município
O Haiti Aqui, projeto do Viva Rio, realizou uma capacitação para a equipe da Secretaria de Direitos Humanos de Niterói, na última quarta-feira (27), voltada para o atendimento a imigrantes e refugiados. O treinamento também contou com a presença de integrantes do Comitê de Políticas para a População Imigrante e Refugiada e do Conselho Municipal de Direitos Humanos do município.
A capacitação trouxe dados sobre imigração e refúgio no mundo e no Brasil e boas práticas de atendimento a essa população, além formas de implementar políticas públicas em Niterói que garantam os direitos dessas pessoas. Também foi apresentado o trabalho realizado pelo Viva Rio através do Haiti Aqui, que acolhe e facilita a integração de imigrantes e refugiados no Brasil.
O Haiti Aqui já realizou capacitações para mais de 300 profissionais de diferentes áreas da gestão pública das prefeituras de Maricá, Búzios, Volta Redonda e Queimados. Esse trabalho também é uma maneira de colaborar para a criação de políticas públicas efetivas e realistas para a população imigrante e refugiada.
Isabel Santos, coordenadora do projeto, comenta a importância do trabalho, realizado há mais de dois anos. “Ainda circula muita informação incorreta e há lacunas no conhecimento técnico. Nosso objetivo é transformar cada participante em multiplicador das informações recebidas, reforçando que nunca se deve dizer ‘não sei’ a um imigrante. O acesso dessa população aos serviços públicos já é um passo difícil. Por isso, é essencial que o servidor conheça a rede de apoio existente e consiga encaminhar de forma integral, considerando aspectos familiares, econômicos e laborais dessas pessoas. Assim, fortalecemos uma rede de cuidado e acolhimento mais justa e humanizada”, reforça.