O Clube de Regatas do Flamengo sagrou-se o grande vencedor da “Torcida da Vida”, campanha criada pelo Programa de Voluntariado do Viva Rio para incentivar torcedores dos quatro principais times cariocas a doar sangue. O troféu de campeão da solidariedade foi entregue por Rubem César Fernandes ao presidente da agremiação, Eduardo Bandeira de Mello, no último sábado (16), na Gávea.
Durante a ação, o rubro-negro mobilizou 400 doadores, o que corresponde a 39% do total dos participantes. O Clube de Regatas Vasco da Gama aparece na segunda posição, com 233 doações. Fluminense levou a medalha de bronze, com 119 voluntários, seguido pelo Botafogo, que atingiu 111.
A “Torcida da Vida” foi desenvolvida em parceria com a Element Marketing e contou com o apoio das hemoterapias do Instituto Nacional de Cardiologia, Hospital Central da Polícia Militar, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Federal Cardoso Fontes, Hospital Federal de Bonsucesso, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Beneficência Portuguesa, Hospital do Carmo, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Hospital Pró-Cardíaco e Hemorio.
“Espero que a campanha não termine aqui. Temos que pensar em novas edições e continuar, mesmo que devagar, a salvar vidas”, afirmou Rubem César.
A cerimônia de entrega do troféu ocorreu após a partida comemorativa dos 60 anos do ex-jogador Júnior. O amistoso reuniu craques de todas as épocas do Flamengo, entre eles Zico, Andrade, Adílio, Rondinelli, Leonardo, Bebeto e Romário. Os atletas dividiram-se em dois times (vermelho e branco), que tiveram o aniversariante do dia e o “Galinho de Quintino” como respectivos líderes.
A equipe de Júnior chegou a estar perdendo por 5 a 0, mas conseguiu virar o placar para 8 a 6 e vencer o jogo, graças aos gols de Bebeto (3), Romário (4) e Nunes. Pelo grupo adversário, marcaram Leonardo, Alcindo (3), Zico e Jayme (contra).
O Viva Rio foi um dos parceiros do evento e montou um posto de arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos, como parte da campanha “Inverno Quente”. As doações serão encaminhadas a instituições parceiras.
(Texto: Karla Menezes/Fotos: Tamiris Barcellos)