Com os olhos brilhando, um largo sorriso e o ensurdecedor som do axé ao fundo, o vocalista Tato explicou os motivos que levaram a banda Falamansa a apoiar a campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota”. O objetivo da ação, promovida pelo Viva Rio, é conscientizar a população a doar sangue e estabilizar os estoques dos hemocentros do país.
Tato afirmou que: “o grupo (de forro universitário) fala sobre motivação nas músicas e tem contato com pessoas que passam por muitas dificuldades financeiras e de saúde. Por isso é importante usar a nossa influência e a música para ajudá-los”, explicou.
Para o artista, a população precisa se mobilizar para doar sangue e ajudar a estabilizar o grande déficit dos hemocentros. “O Falamansa apoia essa causa, pois acreditamos que a solidariedade é essencial para a construção de um mundo melhor”.
Ao lado de Dézinho, Valdir e Alemão, artistas que integram o card do Falamansa, o grupo promoveu em um show que arrastou uma legião de fãs e admiradores para o Lapa 40 Graus, na última sexta-feira, dia 27 de março. Uma multidão de quase mil vozes acompanhou a banda em músicas como “Xote da Alegria”, “Xote do Milagres”, Rindo à Toa”, “Asas”, “Avisa”, “Segue a Vida”, “Miou”, “Coisa Boa”, “100 anos”, “Oh Chuva”, entre outros.
Selfie da doação
A ação, batizada como Selfie da doação, já mobilizou famosos como Ana Hickmann, Ticiane Pinheiro e Fabio Ramalho; os atores Allan Souza Lima, Tammy Di Calafiori, Alejandri Clauvex, Felipe Adler, Anita Amizo,Ricardo Ferreira, Fernando Sampaio, Talita Younan, Giuseppe Oristanio, Alessandra Loyola e Marcela Barrozo, além das dançarinas Luana Bandeira, Bruna Malvatori e Carla Moroni e do DJ MadCube.
Conheça o instagram da campanha e faça a sua selfie em apoio à campanha
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil não chega a 2%: são apenas 3,6 milhões bolsas de sangue por ano.
Qualquer pessoa com peso acima de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Mulheres precisam respeitar o intervalo de três meses entre as doações e homens, de dois meses.
A caravana tem parceria com o Metrô Rio, Supervia, Catraca Livre e X- Tudo Comunicação Completa, agência que produziu dois comerciais – “Bolsa” e “Caneta” – que serão veiculados nas emissoras de TV aberta. São parceiros da ação o Hemorio, Instituto Nacional de Cardiologia, Hospital de Beneficência Portuguesa, Hospital Pró-cardíaco, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Cardoso Fontes, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Serum, INCA.
(Texto: Flávia Ferreira | Foto: Paulo Barros)