Executiva, pastora, empreendedora, articuladora comunitária: evento debate liderança feminina

Viva Rio promove uma série de atividades para colaboradoras e moradoras do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho para celebrar o Mês da Mulher

 

Líderes que participaram da roda de conversa da  “Ação Mulher PPG” 

 

Para refletir sobre o protagonismo feminino e os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres, o Viva Rio está promovendo uma série de atividades no Mês da Mulher. A programação, que acontece entre 18 e 31 de março, na sede da instituição, na favela do Cantagalo, inclui rodas de conversa, bate-papo online, apresentação cultural e serviços de beleza, saúde e bem-estar. Com o tema “Ser mulher é muita coisa”, a campanha reforça os diversos papéis exercidos pelas mulheres e a sobrecarga em meio a tantas funções. 

O principal evento da campanha, a “Ação Mulher PPG”, aconteceu na última quinta-feira (20/03), e ofereceu serviços gratuitos para colaboradoras da instituição e moradoras do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho (PPG). Também foi realizada uma roda de conversa sobre mulheres e liderança. 

Durante a ação, as mulheres tiveram acesso a design de sobrancelhas e tranças, manicure, limpeza de pele, atendimento de Reiki, feira de artesanato, vacinação de HPV (para faixa etária de 9 a 19 anos), aulão de dança com o Programa Academia Carioca, orientação e oferta de testes rápidos de Infecções SexualmenteTransmissíveis (ISTs) e hepatite, além de instruções sobre o CadÚnico e outros serviços disponibilizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). 

Anny de Paula Ferreira, moradora do Cantagalo, comenta a importância da atividade para a comunidade. “Acho muito bom esse tipo de evento, que vem até à favela e traz facilidade de acesso a diversos serviços. Também tem a questão financeira, muitos não têm condições de ir ao ‘asfalto’ e pagar”, comenta. Já Alzinete Reis, auxiliar administrativa do Viva Rio, reforça que a falta de tempo muitas vezes impede as mulheres de se cuidarem. “Com a correria do dia a dia, acabamos não buscando orientações e serviços de saúde e bem-estar. Eu, por exemplo, era leiga no trabalho do CRAS. Com essa ação, a informação veio até mim”, relata. 

Na segunda etapa da programação foi realizado um bate-papo com mulheres líderes, com a participação de Cristina Leuzinger, executiva da Warner Music Brasil; Tatiana Rodrigues, empreendedora no PPG; Andrea Carvalho, CEO da empresa Papel Semente; Adna Rodrigues, pastora da Assembleia de Deus, Antônia Soares, líder comunitária no PPG, e  Fernanda Carvalho, vice-diretora executiva do Viva Rio, que mediou a conversa. O Coral Harmonicanto também se apresentou, encerrando o evento.

Apenas 39% dos cargos gerenciais no Brasil são ocupados por mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, para além do mundo corporativo, mulheres exercem, em diversas áreas, papéis importantes de liderança, em suas casas e comunidades. A roda de conversa promovida pelo Viva Rio abordou os diversos tipos de liderança e os desafios e preconceitos enfrentados pelas mulheres. 

Antônia Soares, liderança comunitária no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho há mais de 4 décadas, relata que sempre lutou para ocupar seu lugar na sociedade e driblar os preconceitos. “Sou líder comunitária desde 1982, em várias áreas, principalmente atuando com mulheres. Tenho um grupo de artesãs e sou uma das fundadoras do Museu de Favela (MUF). Já nasci líder, sempre exerci esse papel, não de uma forma prepotente, mas para me valorizar enquanto mulher. Na minha juventude, convivi com muito machismo em casa, então, desde muito cedo, batalhei para estar e fazer o que quisesse”, conta. 

A vice-diretora do Viva Rio, Fernanda Carvalho, reforça que o objetivo do evento foi dar protagonismo para as mulheres. “A ideia que a gente trouxe em nossas atividades foge do lugar comum das homenagens ao Mês da Mulher, que geralmente falam de beleza feminina, enaltecem mães e abordam as dificuldades enfrentadas. Tudo isso é importante, mas também é necessário falar desse empoderamento, da importância de ter mulheres em todos os espaços e como elas exercem suas funções com excelência”, finaliza. 

A “Ação Mulher PPG” foi realizada em parceria com a prefeitura do Rio (Saúde e Assistência Social), a Secretaria de Estado da Mulher, o PPG Informativo, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) e o Programa Cidade Integrada. 

 

Bate-papo sobre liderança reuniu dezenas de mulheres, funcionárias do Viva Rio e moradoras da região

 

Outras atividades realizadas pelo Viva Rio no Mês da Mulher 

Nesta terça-feira (25), foram realizadas outras duas atividades: um café da manhã para famílias atípicas e um bate-papo online, no canal do Viva Rio no Youtube, sobre o papel de cuidado exercido pelas mulheres. 

A live abordou o impacto emocional dessa rotina, a importância de espaços de fala, momentos de autocuidado, redes de apoio e busca de informações. Contou com a participação de Kaciellen Moraes, mãe atípica, Raquel Barros, psicóloga, e Marília Rocha, cuidadora familiar. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=3o38zOwR73s

Na semana anterior, no Espaço da Fundação Laço Rosa, foi realizada a roda de conversa “Dona de Mim e as adversidades da vida”, voltada para participantes do Café com Elas (projeto do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Teodoro Filho e atendidas na Laço Rosa. Foram abordados dois temas: “Múltiplas formas de cuidados, histórias de violência vividas”, com Juliana Siqueira, diretora da Unidade de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência – Cora Coralina, e “Conscientização para prevenção do câncer de mama”, com Flavia Soares, diretora de Voluntariado da Laço Rosa. 

Para fechar o Mês da Mulher, será promovido um evento na área da piscina na sede do Viva Rio, o “Mergulhaço”, na próxima segunda-feira, 31 de março, para colaboradoras da instituição e convidadas. O objetivo é discutir sobre as questões do corpo feminino na sociedade e como isso afeta as mulheres. 

Confira abaixo mais fotos das ações. 

Texto: Raquel de Paula 

Postado em Notícias.