Estudantes suíços visitam o Viva Rio como parte de curso de Inovação Social promovido pelo governo

O projeto é uma parceria entre a Swissnex Brasil, rede global da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça e a Universidade de Lausanne. Visita ao Viva Rio aconteceu nessa quarta-feira (3)

Ao centro, a CEO da Swissnex, Malin Borg.; ao redor, estudantes da Universidade de Lausanne, da Suíça

 

04/08/2022

Estudantes da Universidade de Lausanne, da Suíça, visitaram o Viva Rio nessa quarta-feira (3) como parte do Programa de Verão de Inovação Social desenvolvido pela Swissnex no Brasil, rede global da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação do governo suíço. O grupo de universitários conheceu a história e as ações da instituição, bem como apresentaram os projetos desenvolvidos por eles no curso. 

O encontro foi um espaço de compartilhamento, onde os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre o Viva Rio e sobre a realidade do Brasil em diversos temas como violência, saúde e educação. “Gostaria de agradecer a todos da organização que compartilharam seus pontos de vista, foi uma experiência muito interessante. Acho que vou lembrar desse dia e dessa conversa por um longo período da minha vida”, conta a estudante Marion Le Morvan.

A CEO da Swissnex, Malin Borg, também participou do encontro no Viva Rio, primeira organização brasileira visitada pelo projeto. Os estudantes vão conhecer o trabalho de outras instituições ao longo das duas semanas em que estiverem no país.  

Os estudantes chegaram ao Brasil na última terça-feira (2) e o Viva Rio é a primeira organização que conheceram

 

De acordo com o gerente de Startup e Inovação da Swissnex no Brasil, Vincent Neumann, a turma foi dividida em dois grupos: um deles criou uma solução social para a violência doméstica, e o outro para educação sexual. Segundo Vincent, o objetivo do projeto é estudar essas questões a partir de uma comparação entre a realidade da Suíça e a do Brasil. 

“Eles já estavam em contato com duas organizações aqui do Rio, que deram uma direção aos seus projetos sociais. Agora, com as visitas presenciais, vão ‘tropicalizar’ a inovação deles. São assuntos que têm uma escala muito diferente no Brasil, tanto por causa do tamanho do país, como pelo nível de desenvolvimento. Uma organização tão grande como o Viva Rio tem potencial nesse diálogo”. 

A partir dos conhecimentos adquiridos com as organizações brasileiras, os estudantes vão ajustar as soluções criadas e apresentar a nova versão no evento de encerramento, que vai acontecer na próxima terça-feira (9/08) no Consulado Geral da Suíça, com a presença do embaixador suíço no Brasil, Pietro Lazzeri. O Viva Rio vai estar na programação para apresentar seu trabalho e conhecer as outras organizações participantes do programa. 

Postado em Notícias.