3/11/2016
Com a meta de estimular a aprendizagem de tecnologias e a inovação social, a oficina Pequenos Inventores reuniu cerca de 60 crianças na última terça-feira (1), na Estação Futuro do Espaço Criança Esperança, no Morro Cantagalo, zona Sul do Rio. A parceria é do Viva Rio com a Olabi, empresa social de estímulo à inovação, criatividade e tecnologia.
Durante a oficina, crianças, com idade entre oito e 12 anos, aprenderam os conceitos de ciência, ácido desoxirribonucleico (DNA), genoma e a prática que mistura biologia com ética hacker, chamada de biohaking. Outras duas oficinas ensinaram como extrair DNA das frutas e da própria saliva. Os participantes também manusearam drones, no workshop “Pilotos de Drones”, realizado em parceria com a empresa Fabris.
Um dos principais objetivos do projeto Estação Futuro é possibilitar o acesso às diferentes tecnologias aos jovens e crianças da comunidade. “A ideia é preparar esta geração de jovens para o futuro. “Daqui a alguns anos, os drones vão fazer parte do nosso dia a dia, seja nas entregas da pizzaria, ou no resgate de vítimas de acidentes em locais de difícil acesso. Nossos jovens estarão familiarizados com essa tecnologia e aptos a atuarem nessa área”, explica o analista de projetos educacionais do Viva Rio, Miguel de Azevedo.
A ideia é que essas oficinas sejam realizadas periodicamente, a fim de aproximar a comunidade da nova metodologia da Estação Futuro, voltada para a inovação e educação. Lançado em julho deste ano, o projeto busca ser uma referência em tecnologia de ponta no Rio de Janeiro.
(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Amaury Alves)