Estação Futuro: cursos de Inclusão Digital formam mais de 200 alunos

Aula sobre Instagram para alunas da Fundação Laço Rosa

 

Mais de 200 alunos, com idades entre 12 e 73 anos, já se formaram nos cursos de Inclusão Digital da Estação Futuro, projeto do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio. O projeto, que havia sido suspenso devido a pandemia de Covid-19, foi retomado em agosto de 2023 com cursos gratuitos de Informática Básica, Instagram (do básico ao avançado), funções de um smartphone e criação e edição de vídeos e imagens. O objetivo é auxiliar as pessoas a dominarem a tecnologia, utilizando as ferramentas em seu dia a dia. 

As aulas acontecem na sede do Viva Rio, localizada em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, e participam os moradores do bairro e das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, além de pessoas de outras regiões da cidade. Através de uma parceria com o Haiti Aqui, outro projeto do Núcleo de Desenvolvimento Social, o curso também já foi realizado com mulheres cisgênero e mulheres trans imigrantes venezuelanas, no Aldeias Infantis SOS Brasil. 

Em 2024, a Estação Futuro vive uma fase de ampliação, com um novo formato de aulas. No ano passado, os alunos aprendiam todos os módulos e o curso durava cerca de 3 meses. Hoje, para atender a alta demanda de pessoas interessadas, os alunos podem escolher o módulo que querem aprender. Além disso, o projeto também tem promovido palestras sobre o mundo virtual em parceria com outras instituições. 

“O número de alunos cresceu muito, no início eram aproximadamente 25 apenas. Agora, na última turma, finalizada mês passado, formamos 60 alunos e a tendência é aumentar cada vez mais. Nosso intuito é possibilitar o desenvolvimento da pessoa na era digital que vivemos e mostrar que através da tecnologia as pessoas podem ter uma fonte de renda”, comenta Alan Pires, professor dos cursos de Inclusão Digital. 

Aulas na sede do Viva Rio, no Cantagalo, em Ipanema

 

Palestras sobre uso do Instagram e golpes virtuais 

Na última semana, o projeto realizou uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sebastião Teodoro Filho, em Copacabana, para um grupo de idosas. Alguns dos temas abordados foram: como identificar e fugir de possíveis golpes virtuais; como identificar perfis falsos em todas as redes sociais e fake news. 

Leila Helena dos Santos, de 61 anos, foi uma das participantes da palestra. “Eu não tinha muito conhecimento sobre internet, o professor Alan trouxe explicações muito importantes para nós, que já somos idosas. Aprendemos muitas coisas novas”, comenta. 

Também foi realizada uma palestra sobre Instagram para um grupo de mulheres do curso de Perucaria da Fundação Laço Rosa. Participaram quase 30 mulheres, com idades entre 25 e 72 anos, que aprenderam sobre técnicas e ferramentas da rede social, do básico ao avançado, com ênfase para maneiras de empreender usando a plataforma. 

A aluna Rosângela Peres de Oliveira, de 65 anos, comenta que o conteúdo foi muito produtivo. “Foi um ótimo aprendizado para mim, aprendi a enviar mensagens, postar vídeos e muitas outras coisas. Agradeço muito ao professor por tudo”, relata.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30, de acordo com o módulo escolhido. Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/wERENUSZw5ZkVvCR6. Mais informações no email alanpires@vivario.org.br ou telefone (21) 97675-5233.

Postado em Notícias.