O indígena Makari Hunikuin contou sobre seus costumes, cultura e hábitos para os alunos
O Espaço Nova Geração do Cantagalo (ENG), em Niterói, promoveu uma atividade sobre os povos indígenas esta semana. A programação contou com a presença de Makari Hunikuin, homem indígena do povo Huni Kuin, maior etnia do Acre, no Norte do país. O objetivo foi ensinar aos alunos sobre a cultura, costumes e crenças desse povo.
Makari Hunikuin compartilhou sobre suas vivências em um bate-papo com as crianças e jovens, que puderam sanar dúvidas sobre diversos assuntos. Na conversa, o indígena contou sobre seus costumes e falou sobre as diferenças culturais. Ele também cantou algumas músicas típicas. Para encerrar a programação, Makari ensinou uma brincadeira que consiste em uma dança de roda feita na comunidade indígena dele.
“Para eles, a música se relaciona com a espiritualidade. Na cultura indígena as músicas não são para entretenimento, e sim para trazer uma energia. Uma das músicas cantadas por ele serve para atrair uma energia ligada à saúde”, explicou Leonardo Simões, coordenador do ENG Cantagalo.
O indígena ensinou uma dança de roda feita em sua comunidade
Ao longo do mês de abril, em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), o Espaço Nova Geração promoveu uma série de atividades sobre os povos originários em suas oficinas, como pinturas, trabalhos manuais, dinâmicas e brincadeiras.
Leonardo Simões, coordenador do ENG Cantagalo, explica que o evento com o indígena agregou às atividades realizadas dentro da temática. “A ideia foi fazer um fechamento do conteúdo apresentado para os alunos ao longo do mês com a presença de um indígena que falasse de sua cultura e etnia”, conta.
No ENG Fonseca, ainda vai acontecer uma última atividade dentro do tema. No dia 9 de maio, os alunos vão receber a professora indígena Carol Potiguara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).