O Bazar Vestindo Afetos é aberto para toda a população do Cantagalo, comunidade de Niterói
O Espaço Nova Geração (ENG) do Cantagalo, projeto da prefeitura de Niterói em parceria com o Viva Rio, inaugurou o Bazar Vestindo Afetos na última semana. Aberto para toda a população da região, o bazar comunitário, que funciona gratuitamente, incentiva o consumo sustentável e serve para criar vínculos com as famílias atendidas pelo projeto, muitas delas em situação de vulnerabilidade.
Karynni Camara, psicóloga da equipe técnica do Espaço, que trabalhou ativamente para a realização do bazar, reflete sobre os benefícios da reutilização para redução de consumo e descarte excessivo. “O Vestindo Afetos nasce a partir de uma reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A proposta é pensar quais as nossas possibilidades de promover melhor uso dos recursos naturais. Os jovens precisam saber que a indústria têxtil é uma das maiores depredadoras do meio ambiente”, explica.
Mas, para a Karynni, a parte mais importante desse trabalho é o acolhimento. “É mais uma forma que temos de acolher as famílias atendidas, através de uma escuta qualificada promovida pelos assistentes sociais e psicólogos. Queremos que o atendimento não se prenda à doação das roupas, mas que seja uma via de construção de vínculo e afeto entre as famílias e o ENG”, finaliza.
O evento de inauguração contou com uma palestra de Nathalia Machareth, do Vibes Brechó, além de uma apresentação das alunas de zumba, juntamente com a professora, Ana Nete, e um desfile com as peças do bazar. A primeira dama da cidade de Niterói, Christa Vogel Grael, foi uma das convidadas para a programação.