28/8/2018
Desde 1993, quando foi fundado, o Viva Rio mobiliza voluntários. Nessa época, o objetivo era a busca pela paz em resposta aos altos índices de violência na cidade do Rio de Janeiro. O movimento cresceu e se tornou o setor mais amplo da instituição, responsável por mobilizar pessoas com a finalidade de promover saúde, cidadania, desenvolvimento social e sustentabilidade. E hoje, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, é importante destacar que o voluntariado mantém vivo aquilo que faz do Viva Rio uma empresa diferente, uma empresa social.
O Voluntariado coordena ações independentes de longa duração e alcance, ao mesmo tempo em que é parte fundamental de cada um dos projetos da instituição. Através de projetos que organizam doações, mutirões, conscientização e diversos tipos de atividades, os voluntários do Viva Rio têm como missão melhorar as condições de vida de populações vulneráveis por meio da solidariedade.
A equipe do Voluntariado desenvolve quatro projetos fixos, formado por um número variável de pessoas, uma vez que a participação está condicionada à disponibilidade de agenda dos voluntários. O Salvando vidas, gota a gota é uma parceria com hemocentros, associações comunitárias, igrejas e empresas para incentivar e facilitar a doação de sangue. A equipe é responsável por mobilizar, informar e levar os doadores aos bancos de sangue. Já a campanha Inverno Quente consiste no trabalho permanente de arrecadação de roupas, cobertores e agasalhos em vários pontos da cidade para serem doados para pessoas em situação de rua nas noites mais frias do ano. A Cartinha do Papai Noel/Criança Feliz, Natal Feliz é realizada todo final de ano, onde são arrecadados presentes para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. O quarto projeto fixo é o Plano de Ações Emergenciais (PAE), que articula e mobiliza voluntários para prestar socorro e reunir doações para pessoas vítimas de calamidades, como enchentes, deslizamentos de terra ou terremotos.
“Procuramos realizar ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para melhorar a vida de todas as pessoas, em todos os lugares, numa sociedade mais justa e acolhedora”, ressalta Diego Silva, supervisor do Programa de Voluntariado do Viva Rio.
Além dos projetos, o Voluntariado participa também de eventos que podem atingir positivamente a vida das pessoas. No último final de semana Diego participou do HackNit, uma maratona tecnológica em Niterói que envolveu programadores, desenvolvedores, designers e voluntários. Foram 36 horas de competição no Caminho Niemeyer. Os participantes tinham a missão de encontrar soluções de tecnologia para as áreas de segurança pública, meio ambiente, conservação, saúde, educação e mobilidade. Diego foi um dos mentores no primeiro dia do evento e venceu a disputa com uma das suas equipes. O projeto da equipe Hago apresentou uma plataforma que disponibiliza várias funcionalidades para o voluntariado, como a localização de ações, cadastro para participação e resultados das campanhas.
Para incentivar e valorizar o trabalho voluntário no Brasil foi criado o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. O objetivo é reunir esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento das pessoas em ações transformadoras da sociedade.
Para acompanhar as ações e os eventos do Voluntariado do Viva Rio, acompanhe a página no Facebook ou nosso site.