22/3/2018
Um movimento global para propagar o bem. Essa é a definição do Dia das Boas Ações, realizado anualmente no mês de abril. Em 2017, mais de 2 milhões de voluntários participaram de ações em 93 países. Neste ano, o movimento chega a sua terceira edição no Brasil. O Voluntariado Viva Rio e o projeto Viva Rio Eficiente, em parceria com o Biomob, realizarão atividades voltadas para inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.
A Quinta da Boa Vista foi escolhida para sediar as ações que acontecem no dia 15 de abril. Durante todo o dia, um estande receberá o cadastro de pessoas com deficiência para o banco de talentos do Viva Rio e de voluntários. O público também poderá usufruir de um espaço de experimentação e sensibilização sobre a deficiência visual.
Pela manhã haverá uma roda de conversa sobre diversidade funcional, na qual serão abordadas questões como educação inclusiva, serviços e suporte garantidos pelo Estado (isenções, gratuidades, tratamentos e cotas); formação profissional e empregabilidade; e tecnologias assistivas e desafios das pessoas com deficiência.
Lançamento da campanha “Toma lá, dá cá”
No dia 13 de abril, em meio a Semana das Boas Ações, o Viva Rio e o Biomob lançam a campanha “Toma lá, dá cá”. A ideia é arrecadar milhares de lacres de latinhas, que serão transformados em doações para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
O evento de lançamento será no dia 13 de abril, no Catete. Um café da manhã solidário abrirá as atividades, seguido de treinamento sobre a norma NBR 9050/ABNT da Lei Brasileira de Inclusão. O aplicativo Biomob será apresentado e os participantes serão convidados para uma ronda pelos arredores com o objetivo de identificar estabelecimentos acessíveis e arrecadar lacres de latinhas.
Sobre o Viva Rio Eficiente e o Voluntariado
O programa Viva Rio Eficiente, iniciativa do Viva Rio, promove a inclusão social e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Por meio do programa, são oferecidos cursos de formação; parcerias para promover acessibilidade em exposições, shows e teatros; conferências de sensibilização nas clínicas municipais; e reformas para adaptar moradias de pessoas com deficiência.
O Voluntariado Viva Rio mantém ações independentes de longa duração e alcance ao mesmo tempo em que é parte fundamental de cada um dos projetos da organização. Conheça o portfólio de projetos aqui e veja como se voluntariar aqui.
Serviço
Semana das Boas Ações 2018