Baseado nos objetivos acadêmicos e pessoais de cada aluno, o Complemento Escolar vai funcionar de forma híbrida
A coordenadora pedagógica, Alexandra Aguirre, apresentando para os atletas o novo plano de aprendizagem para 2022 – Foto: Vinícius Valim
15/3/2022
A Academia Pérolas Negras entende que a educação é parte fundamental da vida de seus jogadores, por isso, além da formação esportiva, os jovens têm a oportunidade de estudar através do Complemento Escolar. Na última semana, as equipes do Sub-20 e do feminino conheceram a coordenadora pedagógica, Alexandra Aguirre, que apresentou o novo plano de aprendizagem que será aplicado.
O modelo se baseia na educação integral, que compreende o aluno em sua totalidade, ou seja, os aspectos pessoais, sociais e acadêmicos que permeiam sua vida e sua forma de enxergar o mundo. O Complemento Escolar proposto pelo Pérolas Negras vai funcionar de forma híbrida, para se adequar à rotina intensa de treinos e ao calendário de campeonatos. Os conteúdos serão disponibilizados online, na trilha pedagógica montada para cada aluno. Presencialmente, haverá a mediação do professor para motivar, orientar e tirar dúvidas.
Para a coordenadora pedagógica, Alexandra Aguirre, a educação é essencial para que o atleta seja capaz de gerir sua vida pelas competências adquiridas através dos estudos. “Para o atleta gerir a vida dele, é importante que tenha determinadas competências, que saiba fazer uma leitura crítica do mundo e que seja capaz de socializar. Além disso, também precisa compreender determinados conteúdos: cálculos matemáticos, estatísticas, história, geografias e ciências, por exemplo. Para o atleta, assim como para qualquer pessoa, a gestão da própria vida se dá muito em função dos conteúdos e competências adquiridos em sala de aula”, pontua Alexandra.
Atletas do Sub-20 discutem em conversa com a nova coordenadora pedagógica – Foto: Vinícius Valim
Como funciona o Complemento Escolar do Pérolas Negras
O Complemento Escolar abrange a formação educacional de atletas que também estudam, é o que se chama dupla carreira. O foco é o projeto de vida dos alunos: metas, desejos, identidades e escolhas de cada um. Assim, os conteúdos disponibilizados na trilha pedagógica virtual são feitos de forma personalizada.
Os conteúdos também estarão em conformidade com o grau de escolaridade dos alunos. Por exemplo, se ele desejar concluir o Ensino Médio, a equipe pedagógica vai se adequar aos assuntos ensinados na escola, para que sirva de apoio. Para os que desejarem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o conteúdo vai auxiliar na realização das provas.
O ensino do Complemento Escolar é composto também pelas metodologias ativas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou “Problem-Based Learning”, PBL, em inglês) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (“Project-Based Learning”, em inglês). Esses métodos buscam problematizar temas e questões relativas ao cotidiano e ao território do aluno, estimulando sua curiosidade, seu olhar crítico e seu questionamento.
Na Aprendizagem Baseada em Problemas, o professor questiona determinado assunto, algo relacionado à futebol, por exemplo, e não dá a resposta, mas aguça a curiosidade e traz reflexão sobre o tema. Já a Aprendizagem Baseada em Projetos é a criação de projetos locais, como hortas e jardins, e outras atividades que engajem os jovens a terem interesse por conhecimentos relacionados à própria alimentação e ao meio-ambiente.