Humberto de Oliveira, morador da comunidade do Cantagalo, compareceu à doação de sangue
“Essa é a primeira vez que estou doando sangue e, apesar de ter sentido um pouquinho de medo no início, acho algo super importante, pois existem muitas pessoas que estão precisando. É algo que muitos também poderiam fazer para ajudar o próximo. Vou doar todas as vezes que eu puder”. Esse é o relato de Júlia Costa, estagiária de psicologia no programa Cuidando de quem cuida, do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio.
Julia foi uma das 59 pessoas que doaram sangue na ação da campanha Salvando Vidas, Gota a Gota, da equipe de Doações Voluntárias (antigo Voluntariado) do Viva Rio, realizada em parceria com o Hemorio nesta quarta-feira (6) na sede do Viva Rio, em Ipanema. Com as doações, até 236 pessoas podem ser salvas, já que cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas.
Além de colaboradores do Viva Rio, moradores da favela do Cantagalo e região também participaram. “Estamos na correria do dia a dia, com nossos afazeres e trabalho, então a vinda do Hemorio para a comunidade facilita bastante a doação. Eu já tinha doado uma outra vez, há mais de três anos, quando a mãe de uma amiga precisou. Isso ajudou a salvar a vida dela, foi aí que entendi o quanto é importante esse ato solidário”, conta Humberto de Oliveira Barbosa.
Só neste ano, a Salvando Vidas, Gota a Gota já mobilizou 152 doadores de sangue — somando a ação desta quarta e as caravanas para o Hemorio — que podem impactar até 608 vidas. Em 2023, a campanha bateu recorde de doações: foram 1.067 voluntários, o que significa mais de 4 mil pessoas salvas.
Jorge Dimitrescu, da equipe de Doações Voluntárias, reforça que o engajamento coletivo é fundamental para o sucesso da campanha. “Ao doar sangue, estamos salvando vidas e oferecendo esperança a quem mais precisa. Nossos funcionários são parte fundamental desta missão, por isso quero incentivar a todos a participarem ativamente desta nobre causa. Estamos muito felizes com o progresso da campanha e agradecemos a todos os envolvidos”, relata.
A campanha Salvando Vidas, Gota a Gota acontece de forma ininterrupta, desde 2010, com o objetivo de captar doadores para aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros do Rio de Janeiro. O Voluntariado tem uma van que realiza o transporte de grupos de voluntários até os locais de coleta.
Confira mais fotos da doação de sangue na sede do Viva Rio.