Dia do Orgulho LBGT+: Viva Rio promove ações de empregabilidade, capacitação e cultura 

 

Para celebrar o Dia do Orgulho, o Viva Rio, por meio da campanha Eu quero viver, promoveu, de 27 a 29 de junho, ações gratuitas de empregabilidade, informação e cultura para a comunidade LGBT+. As atividades aconteceram em parceria com  a Impulse Rio, o Sebrae, o Instituto Arte e Folia, a agência Prisma Pride e a Coordenadoria da Diversidade Sexual do município. O objetivo foi capacitar pessoas LGBT+ e auxiliá-las para ingresso no mercado de trabalho, orientar quanto aos seus direitos na sociedade e proporcionar momentos de cultura e arte, formas de expressão marcantes dessa população. 

Pesquisas de diversas instituições mostram que o acesso de pessoas LBGT+ ao mercado de trabalho ainda é marcado por desigualdades. Um estudo da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) apontou que, em 2023, 90% das pessoas trans estavam em subemprego ou prostituição. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, no mesmo ano, a taxa de desemprego entre a população LGBT+ era de 20%, contra 12% da população geral. 

A campanha do Viva Rio iniciou com um evento focado em empregabilidade, escuta e fortalecimento comunitário no espaço do Arte e Folia, em Vila Isabel, na sexta-feira (27). Oficina de orientação profissional, roda de conversa sobre saúde sexual realizada pela Impulse Rio e apresentações culturais foram parte da programação.

Nos dias 28 e 29 de junho, o Viva Rio apoiou a feira Mercado Mundo LGBT+, realizada pelo Sebrae nos Arcos da Lapa. O evento reuniu dezenas de empreendedores da comunidade que puderam expor seus produtos e serviços. Também foi um espaço com oportunidades de emprego, networking, capacitação e apresentações culturais, além da abertura de uma grande faixa, de 40 metros, com as cores da comunidade LGBT+. 

Pedro Strozenberg, presidente do Viva Rio, destaca a importância das ações e parcerias com instituições que também atuam em prol da população LGBT+. “O Sebrae tem forte atuação no apoio ao empreendedorismo e na formação de um mercado de trabalho qualificado e inclusivo, por isso, a nossa parceria é muito importante, pois dialoga com princípios de diversidade que também defendemos. No Brasil vivemos uma contradição: ao mesmo tempo que somos um país alegre, festivo e inclusivo, também somos um país onde há muita homofobia e altas taxas de mortalidade de pessoas trans e travestis. O Viva Rio está envolvido nessas ações para aprimorar seu exemplo de inclusão e para que esse exemplo sirva para outras instituições”, comentou. 

Carolina Zattar, gerente de Gestão de Pessoas do Viva Rio ministra oficina de orientação profissional

 

Durante o evento, o Viva Rio realizou cadastramentos em sua plataforma de vagas de emprego e qualificação, a Nova Chance, atendimento jurídico e social (informações sobre nome social e retificação de documentos, por exemplo), oficina de orientação profissional com Carolina Zattar, gerente de Gestão de Pessoas, além de apresentações de drag queens e oficina de tranças. 

Andal Reis foi uma das pessoas que participou da feira e da oficina de orientação profissional, que abordou a importância da diversidade e de treinamentos nas empresas, além de dicas de currículo e entrevista. “Vim porque precisava me atualizar sobre o mercado de trabalho LGBT. A capacitação profissional foi muito importante para mim, porque tem detalhes que a gente não pensa quando está escrevendo um currículo ou se candidatando a uma vaga. Serviu para que eu aprendesse a adaptar as experiências que tenho para apresentar de forma correta, o que já ajuda a driblar as barreiras de acesso ao mercado de trabalho”, comentou. 

Louise Nogueira, analista de Diversidade e Inclusão do Sebrae, fala sobre a iniciativa de criação da Feira Mercado Mundo LGBT+, que está em sua 3ª edição. “É uma ação do projeto Transcender, do Sebrae, voltado para empreendedores LGBT+. A iniciativa surgiu porque a gente percebeu que não havia feiras de mercado voltadas para esse público e tem muita gente que empreende, cerca de 50% da comunidade. Criamos a feira em parceria com a prefeitura do Rio e entidades como o Viva Rio, com o objetivo de apresentar esses empreendedores para o grande público e ajudá-los a ampliar seu universo de clientes”, relata. 

O evento também contou com espaço para orientações em saúde sexual, promovido pela Impulse Rio, parceira do Viva Rio na campanha Eu quero viver há 3 anos. “Falamos sobre saúde sexual, saúde mental e HIV e Aids, assuntos tão importantes e que atravessam toda a nossa comunidade. Distribuímos kits de prevenção combinada, com preservativos internos e externos, lubrificantes e folhetos informativos. Tudo isso de forma divertida, quebrando o tabu em torno desses temas. Nossa parceria com o Viva Rio é fundamental, pois ninguém faz nada sozinho, precisamos nos unir com outras instituições”, comenta Filipe Estevam, presidente da Impulse. 

As ações do Viva Rio fazem parte da campanha Eu quero viver, realizada pela instituição desde 2023, com atividades gratuitas de incentivo à educação, cultura e emprego para o público LGBT+, que alcançou mais de 830 pessoas. 

Confira abaixo mais fotos da campanha. 

Texto: Raquel de Paula 

Fotos: Pedro Conforte e Impulse Rio

Postado em Notícias.